Governo Municipal promove seminário para famílias atendidas pelo PIM

Publicado em 20/04/10 || Foto: Centro de Referência da Mulher || Fonte: Centro de Referência da Mulher

Aconteceu no último sábado, dia 10 de abril o Seminário de Famílias do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, nas dependências da Escola Municipal Pacheco Prates, bairro Wilson. O evento é uma realização do Gabinete da Primeira-Dama Mari Machado, da Coordenadoria da Mlher e da Secretaria de Saúde, atraves da Coordenadora da Saude da Mulher e da Crianca, Cely de Almeida.
A abertura contou com a presença do Prefeito Municipal Wainer Machado e da Primeira Dama Mari Machado, bem como da Sra. Vera Suzana Paz do Grupo Gestor Estadual, consultora do PIM.
Participaram do seminario 31 mães e 57 crianças. Durante a manhã aconteceram palestras direcionadas para as mães e as criancas participaram de atividades artisticas e ludicas coordenadas pelas visitadoras do PIM. Ao meio dia foi servido o almoço pelas agentes do PAISM e tendo continuidade das atividades na parte da tarde.
A consultora da Unesco para o Primeira Infância Melhor (PIM), Vera Suzana Athayde Paz, afirmou que o momento foi de ver e participar de belas experiências que estão sendo desenvolvidas em Livramento pelo poder Público Municipal, inclusive levando estas experiências para futuras atividades em outras cidades.
O prefeito Wainer Machado relatou diversos programas aos quais o município aderiu afirmando que "em 2005 começamos o SIS-Pré-Natal e hoje vemos resultados importantes, como a redução da Mortalidade Infantil, que era de 28 para mil nascidos em 2004 e hoje baixou para 9, índice semelhante ao dos países europeus" - revelou.
Além de anunciar o Centro de Planejamento Familiar e Saúde da Mulher para o mês de maio, Wainer buscou conscientizar as mulheres sobre o acesso ao Mercado de Trabalho, que deve ser conquistado através da capacitação. "Estamos promovendo uma série de cursos, para a construção do Parque Eólico e construção de mil casas em 2010, porém, é preciso que a população de Livramento queira ganhar este espaço, e por isto é importante fazer este alerta, pois somente terá chances de emprego e melhor qualidade de vida, aqueles interessados em buscar a capacitacão em instituições como o SENAI, e com uma profissão, não perderem espaço para mão-de-obra oriunda de outras cidades" - complementou o prefeito.
A Primeira-Dama Mari Machado disse que o Seminário para as famílias atendidas pelo PIM, tem o objetivo de ampliar o convívio dos pais junto as escolas em que as crianças participam das atividades. "São mais 400 famílias atendidas em nosso município e implementamos muitos outros programas para que a vida das pessoas sejam mais dignas, como o PAISM e o Programa de Prevenção a Violência. Alem disso, implantamos equipamentos socias de proteção para as nossas familias, como o Centro de Referencia da Mulher. Neste ano vamos ter o Centro de Planejamento Familiar e o Centro do Idoso Feliz Idade. Ela reforçou a necessidade da manutenção da criança na escola e que, por isto, o Governo Municipal está realizando a campanha Não Dê Esmola: Dê Dignidade.

 

 

FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES ATIVIDADES:

 

Palestras:

· Desenvolvimento Infantil Palestrante Secretária da Educação Cristina de Leon
· Saúde Bucal Palestrante Cecília (CAE)
· Câncer de Colo de útero e Câncer de Mama Palestrante ginecologista - Ana Paula Brunet e Natália Clipes
· Higiene Pessoal Palestrante - Enfermeira Cláudia Rubin
· Responsabilidade dos Pais Palestrante Rosemari – Educação e Ana Vieiro – Conselho Tutelar

Oficinas· Sala 01

Oficina de jogos didáticos, de dança e histórias infantis

· Sala 02

Atividades de recreação – coordenação motora

· Sala 03

Oficina de pintura e arte com massa de modelar

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Clique no ícone para ver o arquivo

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.