1ª etapa do Programa de Prevenção a Gravidez na Adolescência é finalizado

Publicado em 31/05/10 || Foto: Centro de Referência da Mulher || Fonte: Centro de Referência da Mulher

Durante dois dias 18 escolas estaduais e municipais estiveram reunidas no Salão Nobre da Prefeitura Municipal participando da capacitação ferecida pelo Programa de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Foram várias palestras e dinâmicas de grupo dirigidas aos alunos e professores e o ambiente foi de atenção, participação e descontração.

No encerramento das atividades a professora  Mari Machado, palestrou sobre a valorização da mulher, oferecendo um realto sobre a história do movimento de mulheres que, através de suas várias lutas, oportuniza às mulheres de hoje o direito de decidirem sobre suas próprias vidas. Para Mari " As adoscentes precisam se conscientizar que tem o direito de decidirem sobre suas próprias vidas. O problema hoje não é de desconhecimento sobre os métodos existentes para evitar uma gravidez. Portanto, elas devem estabelecer as formas de como querem ter suas realções afetivas e escolherem o momento certo para terem filhos, quando estiverem maduras e preparadas para a gestação e para educarem uma criança".

Após a capacitação, as escolas reuniram-se em grupos para organizar o trabalho que será desenvolvido junto a comunidade escolar, sob a coordenação da enfermeira Claudia Rubim e equipe da Secretaria de Saúde. Também participaram deste momento de organização as professoras Cely Almeida, Rose Chaves e Marta Pujol, bem como a coordenadora da Mulher Marcia Rodrigues. Cada escola levou um Kit de material do Programa: Folder e cartazes. Todas as salas de aula serão visitadas e também serão realizadas atividades com os pais. O objetivo e reduzir a gravidez de adolescentes e orientar e apoiar as que já estão grávidas.

A cada dois meses o grupo se reunirá para avaliar o andamento do trabalho.

Para o prefeito Wainer "O destaque deste trabalho é que sua realizaçã é em rede. Atingirá dois objetivos: prevenir a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis. As duas situações tem consequências sérias na vida de uma pessoas. O momento da adolescência é para estudar e pensar o futuro. Temos certeza que os jovens capacitados irão transmitir aos amigos e colegas este importante momento de aprendizado que vivenciaram durante estes dois dias".



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Clique no ícone para ver o arquivo

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.