Cursos da Prefeitura capacitam novos profissionais e trazem benefícios para comunidade

Publicado em 17/06/2010 || Foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico || Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Na última segunda-feira, dia 14 iniciou o curso de Eletrotécnica Básica e Predial, mais um promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o SENAI Thomaz Albornoz.
O curso de 100 horas, está beneficiando 25 pessoas que recebem todo conhecimento gratuitamente dos seguintes conteúdos: Interpretação e avaliação de circuitos elétricos, montagem de circuitos elétricos experimentais, analista das condições de instalações elétricas prediais, execução de instalações elétricas residências e comerciais, instalações de equipamentos de eletrodomésticos entre outros.
Com a construção do Parque Eólico do Cerro Chato, num investimento previsto de R$ 400 milhões em três anos a partir de agosto próximo, existe uma empresa do ramo elétrico que já está interessada nos alunos que estão recebendo a capacitação na área, porém faz algumas exigências para a sua contratação imediata.
O prefeito Wainer Machado, em parceria com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social representado por Marilú Suarez, articulou para que a psicóloga da Prefeitura Éden Sara Bjosiu, promova um trabalho intensivo com os alunos a respeito de como procederem em entrevistas, aparência, comportamento e respeito com colegas e superiores, já que esta empresa visa a qualidade e a boa conduta de seus colaboradores. Com isto, todos os cursos tem horas de aula dedicadas ao trabalho sócio educativo dos participantes.

ASSANDEF

A busca por qualificação profissional está motivando a Prefeitura Municipal para promover gratuitamente novos cursos, e isto está sendo refletido com a intensa procura dos santanenses. Somente neste ano, mais de cem pessoas já foram ou estão sendo formadas profissionais pelo SENAI, além do Projeto Tchê, nos setores de Armação de Ferragem, Carpintaria, Pedreiro, Eletricidade Predial e Soldagem Revestida Mig Mag 57, além de Martelação e Lapidação de Gemas.
E além de estarem aprendendo na prática, promovem ações sociais de apoio a entidades locais. Os alunos do curso de pedreiro foram deslocados para a Assandef, presidida por Carlos Nilo Coelho onde praticaram na reconstrução de uma parte do prédio que estava em más condições, sendo todo material utilizado fornecido pela Prefeitura. Nilo garantiu a secretária Marilu, que o trabalho foi de muita valia para a entidade.
 
Através do seu Departamento Técnico Ambiental, o município emitiu a (LI) Licença Instalação  para a linha de transmissão, que são 30 km de rede até a subestação na cidade.  Também emitirá os alvarás para acesso e implantação dos canteiros de obra da subestação. 
Também destaco para a tua coluna, que a emissão destes dois documentos (L I) e alvarás,  permitirá a assinatura da órdem de serviço que será dada na sexta-feira para inicio efetivo da implantação do parque eólico e a geração de empregos que esperamos para nossa gente. 
 
A Prefeitura Municipal está desde 2007, oportunizando cursos de capacitação à população, dando prioridade aos dependentes dos beneficiários do Bolsa Família, como forma de prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho, em especial neste momento em que se abre a possibilidade de 500 vagas de emprego. Mais de 1500 pessoas já participaram de algum curso de capacitação.  
 
A Prefeitura fez um convênio com o Senai, Senac e instituições de ensino locais para realizarem cursos em várias áreas, mas a enfase desde o começo deste ano é para preparar nossa gente para aproveitar esta oportunidade que surge com a implantação deste parque eólico. Os cursos são de Pedreiro, Carpinteiro, Armador de ferro,  auxiliar de servente, eletricista, costureira industrial, padeiro, confeiteiro, Cuidador de idoso, agente de turismo local, cabelereira e manicure, Inseminador artificial de Bovinos, Manejo e Poda de Frutiferas, Manejo em Pastagem e capacitação para tratos com o gado leiteiro.   
 


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Clique no ícone para ver o arquivo

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.