Aeroporto, banda larga e CAT são encaminhados na capital

Publicado em 11/01/2013 || Foto: Gabinete do Prefeito || Fonte: Gabinete do Prefeito

Parece ter sido positivo o saldo da missão santanense na capital gaúcha. Ontem, ao fim da tarde, o prefeito Glauber Lima e o presidente da Câmara Dagberto Reis confirmaram como positiva a reunião com Roberto Carvalho Neto, diretor do Departamento Aeroportuário do Estado, lotado na Secretaria Estadual de Infraestrutura – Seinfra. Do encontro, a promessa de que Sant’Ana do Livramento será incluída na primeira fase de investimentos em aeroportos regionais protagonizada pelo governo federal. “Entregamos documento ao diretor e obtivemos o comprometimento de que ele faria um relatório para a Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, indicando a inclusão de Sant’Ana do Livramento, não pelo fluxo de pessoas, mas por várias outras questões, inclusive a estratégica” – disse o vereador, presidente da Câmara, Dagberto Reis, ontem, ainda na BR-290, rumando para Livramento.
Reis também observou que o assunto deve ser acompanhado passo a passo, com pressão para que as definições sejam favoráveis. Também há forte possibilidade, conforme o vereador, de as passagens terem subsídio governamental, o que determina menores preços e maior acesso, conforme recordou o prefeito Glauber Lima.
Ambos observaram que se trata da construção de um novo aeroporto regional com base em Livramento, sendo esquecidas quaisquer outras questões pertinentes a ampliações, recuperações. “Já existe indicativo, inclusive, de local observado, na região da Faxina” – aponta o prefeito.

Participação
Considerada aquém do que poderia ser, mas melhor do que em outras situações passadas, a representação santanense teve a presença de sete dos 17 vereadores: além de Reis, os petistas Jansen Nogueira, Itacir Soares e Aquiles Pires, no carro deste último; deslocaram-se em veículo da Câmara Gilbert Gisler e Maurício Del Fabro. A vereadora Tatiane Marfetan foi em automóvel próprio. Não houve retirada de diárias por parte de nenhum dos legisladores. Representante da Associação e Sindicato Rural de Livramento, o delegado da entidade José Azhaury Macedo Linhares participou da reunião, assim como o santanense Elifas Simas, presidente da CRM – que interrompeu suas férias em Santa Catarina a pedido do prefeito Glauber Lima e foi ao encontro. Da CUT local, Luis Henrique, além de Nelsinho Metalúrgico e Geovani Feltes.

Pressão total
Antes de fazer dois outros anúncios direto da capital riograndense, Glauber Lima disse que também abordará o tema aeroporto regional, hoje pela manhã, às 11h, com o secretário chefe da Casa Civl, Carlos Pestana Neto. “Também vamos a Brasília, onde temos, desde já, o compromisso dos deputados Paulo Pimenta, Henrique Fontana, Paulo Ferreira, Marco Maia, Elvino Bohn Gass, entre outras lideranças, de pleitear pela instalação do aeroporto regional em Livramento” – disse Glauber. Salienta que a definição se dará entre os dias 28 e 30, quando estará na capital federal acompanhando a marcha de centenas de prefeitos.
O presidente da Câmara, Dagberto Reis, concorda que é o momento de começar a vigilância e a pressão em torno do assunto.

Outros anúncios
Glauber Lima fez, por telefone, ontem, ao vivo na rádio RCC FM, dois anúncios. Após contatos na Procergs, foi informado de que estará sendo disponibilizado em Sant’Ana do Livramento, para os provedores interessados, um pacote de internet banda larga de altíssima velocidade a um preço acessível. O prefeito informa que o objetivo é popularizar o acesso à internet na cidade. “Será uma excelente oportunidade para todos os santanenses terem um serviço de qualidade com moderna tecnologia” – disse Glauber.
“Conversei com o secretário adjunto do Turismo, Márcio Cabral, que confirmou que Sant’Ana do Livramento passará a contar com um Centro de Atendimento ao Turista, um CAT, com recursos do governo federal, via Ministério do Turismo e do Estado. Terá 100 metros quadrados e será construído na região da Vila Kennedy. Apenas Livramento e Uruguaiana foram contemplados com CATs” – informou Glauber Lima.
O prefeito santanense também manteve contato com o ministro Pepe Vargas, tendo feito um agradecimento a ele pela destinação de recursos de mais de R$ 800 mil, os quais serão destinados à compra de equipamentos e também já apresentou demandas pertinentes a estradas rurais.
 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.