Abertura oficial acontece domingo(14) no Espaço Estação Cultura

Publicado em 12/07/2013 || Foto: Gabinete do Prefeito || Fonte: Gabinete do Prefeito

Diversas atrações fazem parte da programação

Dando início às festividades comemorativas dos 190 anos de Sant’Ana do Livramento a prefeitura municipal promove domingo, dia 14, a  partir das 15 h, no Espaço Estação Cultura,  ato de solene de abertura da Semana de Livramento, com participação do prefeito Glauber Gularte Lima, num evento aberto ao público e que contará com a participação de diversas autoridades, secretários , servidores do município e representantes de entidades organizadas. Na oportunidade estará acontecendo o Dança Gaúcha na Estação, iniciativa da Secretaria de Turismo, para o qual foram convidadas diversas invernadas artísticas do município que se apresentarão durante o evento. Estão confirmadas as presenças das invernadas de danças Grupo Urutau, Chilenas de Prata, CTG Fronteira Aberta. Também estará abrilhantando o evento, o cantor santanense Juliano Moreno que interpretará canções que tem com tema Sant’Ana do Livramento. “ Este é  momento de comemorar e refletir sobre a nossa cidade. Sou muito otimista com relação ao futuro de nossa querida Livramento e para isso estamos trabalhando incansavelmente.” ressaltou o prefeito.

 

Histórico

Os primeiros ocupantes conhecidos da região do atual município foram os índios charruas e minuanos. Em seguida, vieram jesuítas espanhóis, depois ao longo do século XIX vieram imigrantes portugueses e italianos. Em 1810, a instabilidade política que levaria à independência das colônias espanholas na Bacia Platina motivou a vinda de tropas portuguesas para a região, com a finalidade de resguardar a fronteira luso-espanhola. Essas tropas, comandadas por Diogo de Sousa, conde de Rio Pardo, deram início à atual cidade de Santana do Livramento, através da construção de uma capela dedicada à santa homônima. A povoação portuguesa permanente da região iniciou-se com a doação de sesmarias feitas pelo Marquês de Alegrete, em 1814 . Fundada a cidade em 30 de julho de1823, foi elevada à categoria de município em 1857, emancipando-se de Alegrete.

 

 

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.