Participação de grupo santanense em evento estadual reflete atenção aos idosos na rede básica de saúde do Município

Publicado em 14/11/2017 || Foto: Assessoria de Comunicação Social || Fonte: Assessoria de Comunicação Social


 

O último fim de semana foi de integração e atividades para 40 idosos atendidos pela rede básica de saúde do município, que participaram da 19ª edição dos Jogos de Integração das Pessoas Idosas do Rio Grande do Sul. Realizado em Tramandaí, os Jogos reuniram representantes de 45 instituições de diversas cidades do Estado.

Junto ao grupo, esteve a coordenadora da Unidade de Atenção à Saúde Integral do Idoso, educadora física Elaine Lucas e o técnico em enfermagem Jonatan Gularte. O grupo santanense participou das modalidades de câmbio e basquete relógio – esportes adaptados para a terceira idade. Além do esporte, os Jogos ofereceram outras atividades como dança, caminhada, oficina de cidadania, recreação, carteado e bingo, tudo para proporcionar um ambiente de integração e bem estar para os grupos.

Mesmo sem premiação física, o evento teve vários vencedores, que compartilharam momentos de lazer e saúde. No grupo santanense, um fator a mais trouxe ainda mais significado para a viagem. Aproveitando a localização do evento, a coordenadora da Unidade conta, que o grupo desfrutou também momentos na praia. Para três idosos do grupo, o momento foi ainda mais especial, pois foi o momento de conhecer o mar. “Não trabalhamos só os jogos, nós trabalhamos também a inclusão”, relatou Elaine.

Com total apoio da Secretaria Municipal da Saúde, a iniciativa foi saudada pelo secretário Sergio Aragon. “Temos muita satisfação pela energia do grupo e representatividade nos Jogos, é um resultado importante de integração e acolhimento deste público na rede”, comentou. O trabalho de atenção e acolhimento ao idoso no município ficou evidenciado no evento, sendo a delegação santanense uma das poucas oriundas da rede básica.

A atenção à saúde do idoso tem sido uma das prioridades da rede básica do município. De acordo com o secretário de Saúde, neste ano mais de mil consultas médicas foram realizadas na Unidade. Na rede básica, os idosos realizam atividades de recreação, acompanhamento médico e psicológico. Para Aragon, as atividades representam alterações importantes para o público da terceira idade. “É fator fundamental para a melhoria da qualidade de vida e significativa redução de internação e agravamento de doenças. As ações para os idosos são prioritárias para a Secretaria”, destacou.

Atualmente, mais de 200 idosos são atendidos no Centro do Idoso, realizando diversas atividades físicas e de recreação. “A pirâmide está se invertendo. Cada valor investido na prevenção representa uma economia na parte curativa”, ressaltou a educadora.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.