Sant’Ana do Livramento comemora três anos da Patrulha Maria da Penha no município

Publicado em 14/07/2017 || Foto: Assessoria de Comunicação Social || Fonte: Assessoria de Comunicação Social



Neste sábado (15), Sant’Ana do Livramento comemora três anos da implantação da Patrulha Maria da Penha. Através de um trabalho conjunto de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, a Brigada Militar e o Centro de Referência da Mulher Professora Deise realizam um importante trabalho social na cidade.

O trabalho da Patrulha Maria da Penha, através da BM

Através da Patrulha, são realizadas visitas semanais as residências das vítimas, a fim de conferir se a Medida Protetiva está sendo cumprida, além de esclarecer as dúvidas das usuárias, fornecendo informações, averiguando a necessidade de cada caso e encaminhando as mulheres ao Centro de Referência da Mulher Professora Deise e a outros órgãos, caso seja necessário. Em casos de extrema urgência também é feito o encaminhamento para a Casa Abrigo, localizada na cidade de Bagé.

Nos casos onde há necessidade, os policiais fazem a visita ao agressor para orienta-lo a respeito do deferimento das medidas protetivas e as consequências que serão acarretadas a ele caso venha a descumpri-las.

A atuação do CRM e a importância da atuação conjunta

A coordenadora do CRM Professora Deise, psicóloga Éden Sara Bjoski, destaca a importância da atuação dos policiais junto ao trabalho de acolhimento realizado pelo Centro, que dão mais segurança e proporcionam o sentimento de proteção as vítimas. No CRM, as mulheres recebem acompanhamento psicológico e suporte jurídico. Além disso, são realizadas reuniões semanais, todas as terças no Centro. “É um grupo terapêutico, onde nós damos o suporte e apoio às vítimas. Nós percebemos que este trabalho em grupo é muito positivo para as mulheres”, destacou a coordenadora.

Para a secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Carla Saraiva, o trabalho das equipes contribui para a atuação de sua pasta como um todo. “A Patrulha contribui no trabalho de proteção às mulheres em situação de risco e de vulnerabilidade social, que é o público prioritário da Secretaria de Assistência e Inclusão Social”, ressaltou.

Vice-prefeita comemora trabalho da Patrulha

Para a vice-prefeita, Mari Machado, o aniversário de implantação da Patrulha no município tem um significado especial. Mari participou da elaboração da lei que institui a Patrulha, na época, atuando junto ao Conselho Nacional de Direitos da Mulher. Para a Vice-Prefeita, a Patrulha atua como uma ferramenta importante, que simboliza o avanço no enfrentamento a violência contra a mulher.  “A patrulha é um equipamento que fortalece a Lei, que fortalece a política pública de enfrentamento à violência doméstica. Sou militante feminista há mais de 30 anos e como tal comemoro esta conquista da nossa cidade, que veio somar à rede que iniciamos a construir em 2005, com a implantação do Centro de Referência da Mulher Professora Deise e o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher- PAISM, programa que iremos retomar em nosso governo”, pontuou.                  

Café da manhã para celebrar

Para comemorar a data, o CRM promoveu um café da manhã festivo na manhã desta sexta-feira (14), homenageando os policiais que atuam na Patrulha, soldado Jenifer e soldado Felipe. Estiveram presente a procuradora jurídica Valeria Argilez, representando o prefeito Ico Charopen; a Delegada da Polícia Civil, Giovana Muller; o Sub Comandante do 2º RPMon, Major Antônio Zinga Junior; os comandantes da BM, Tenente Oriovaldo Cardoso Gomes e Tenente Luís Correa; a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Carla Saraiva; a Coordenadora da Mulher, Margarete Pedroso e a Vereadora Marcia da Rosa.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.