Em sua sexta edição, Reunião Binacional reúne demandas integradas da fronteira

Publicado em 11/10/2017 || Foto: hacked || Fonte: hacked


 
A sexta Reunião Binacional entre a Prefeitura Municipal de Sant'Ana do Livramento e a Intendência Departamental de Rivera foi realizada nesta quarta-feira (10), na Estância da Glória.

Além do prefeito Ico Charopen, da vice-prefeita Mari Machado, do Intendente Marne Osorio e do secretariado dos dois governos, a reunião contou com a presença da Brigada Militar e dos cônsules do Brasil e do Uruguai. 

Entre as pautas, a realização do 9° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa (SIEPE) esteve novamente em debate. Na oportunidade,  os organizadores do evento apresentaram a programação, as necessidades de infraestrutura necessária e definiram algumas providências junto aos governantes. Com 3.600 participantes inscritos, o evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro no Parque Internacional.

Também teve continuidade, a proposta da criação de um mascote binacional, que deverá envolver a comunidade escolar de Livramento e Rivera em um concurso cultural que definirá o personagem que representará a fronteira. Ainda entre as propostas de divulgação da fronteira, foi apresentada a ideia de confecção de uma revista binacional, que mostre as belezas e os atrativos dos dois municípios. 

A formação de uma Comissão Binacional de manutenção do Parque Internacional também esteve em pauta. A intenção é que integrantes dos dois governos participem da comissão, que deverá ser firmada através de um acordo, programado para ser assinado na reinauguração do Centro de Visitantes do Parque Internacional, no próximo mês. Para reinauguração, as secretarias de Turismo das duas cidades deverão divulgar uma agenda de eventos compartilhados e as atrações turísticas únicas da Fronteira.

Durante a reunião, também ficou definida a data da Ronda da Cidadania que será realizada na Vila Thomaz Albornoz e Massoller, que acontecerá no dia 24 de outubro, promovendo ações sociais, em uma parceria entre o Executivo e o Judiciário.

As últimas ações da Vigilância Sanitária na fiscalização de estabelecimentos comerciais de produtos de origem animal também estiveram em pauta. Apresentadas pelo servidor Ariel Duarte Lima e pelo secretário de Agricultura, Reni Marinho, as ações foram detalhadas. A partir das colocações e da importância do trabalho, ficou definida a realização de um encontro com órgãos encarregados pela fiscalização de produtos animais das duas cidades, buscando a integração de ações de fiscalização.

O encontro também abordou as ações de combate ao abigeato promovidas pela Brigada Militar, e apresentadas pelo Comandante do CRPO – FO, Tenente Coronel Nilo Correa Alves e pelo Comandante do 2º Regimento de Polícia Montada, Tenente Coronel Adilomar Jacson Silva. Ao elencar as ações, os comandantes relataram a necessidade de realizar ações conjuntas com as autoridades do país vizinho, para um combate ainda mais efetivo na região.

Avaliando positivamente a reunião, os mandatários finalizaram destacando a importância do encontro e a continuidade dos encaminhamentos das demandas. “Foi uma reunião muito importante e produtiva, desde que assumimos o governo temos o compromisso de realizar ações integradas que são um exemplo para o mundo”, pontuou Ico.

FOTO: FABIANA FERREIRA/ASCOM



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.

Ações