Notícias
CRM comemora 11 anos de atuação da Lei Maria da Penha
Categoria: Última HoraData de Publicação: 7 de agosto de 2017
Crédito da Matéria: Departamento de Comunicação e Estratégia
                                                    
        
                                                
Nesta segunda-feira (7), a Lei nº 11.340 - Maria da Penha - completa 11 anos de vigência e atuação. Com o objetivo de proteger as mulheres dos abusos e agressões, a lei constitui um grande marco no combate à violência contra a mulher no Brasil desde que a Constituição Federal passou a dar fundamento constitucional ao combate à violência doméstica, impulsionando o Estado a criar mecanismos para coibir a violência familiar.
Em Sant’ Ana do Livramento, o Centro de Referência da Mulher – Professora Deise dispõe do serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, desde o ano de 2005. O espaço oferece acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, proporcionando o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.
O serviço conta com equipe técnica habilitada, sendo uma psicóloga, a Coordenadora Éden Sara Bjoski, a assistente social, Silvia Pavanelo e a advogada, Nathalia Carneiro, para atender e dar todo o suporte necessário à mulher vítima de violência, com extremo sigilo e discrição. O Centro conta com o apoio indispensável da Patrulha Maria da Penha, na fiscalização de cumprimento das medidas protetivas deferidas às mulheres em situação de risco, através de visitas domiciliares periódicas. A medida protetiva tem por finalidade proteger mulheres em situação de violência, afastando o agressor de si.
Mesmo com todo o trabalho social do Centro, os dados do nosso município são alarmantes, com o aumento da incidência de registros policiais e processos judiciais referentes à Lei Maria da Penha. De acordo com os servidores do CRM, acredita-se que isto ocorra devido ao acesso de informações à comunidade, através de trabalhos de divulgação desse serviço, tais como: palestras em escolas, universidades, seminários, divulgação na mídia em geral, entre outras atividades.
Localizado na Rua dos Andradas, nº 1157 (antigo Presídio), o CRM atende de segunda à sexta-feira das 7h30 às 16h30, e disponibiliza também, além do atendimento psicossocial, um grupo para atendimento às mulheres vítimas de violência todas as terças-feiras, às 14h.
        