Município recebe comitiva do fogo simbólico com solenidade

Publicado em 23/08/2012 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita

Uma solenidade na tarde de ontem, na praça General Osório, marcou a recepção ao fogo simbólico, trazido a Livramento por uma comitiva composta por integrantes da Liga da Defesa Nacional no Rio Grande do Sul e dos Correios. Pontualmente às 15h30, a comitiva, precedida por um caminhão do Corpo de Bombeiros e batedores da Brigada Militar em motocicletas, percorreu a rua Duque de Caxias, convergindo pela Andradas até a praça General Osório. O prefeito Wainer Machado, acompanhado de estudantes de várias instituições de ensino e representações da comunidade santanense, recebeu os guardiães do fogo pátrio.

O acendimento e início da 75ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria ocorreram no dia 19 de agosto, em Caxias do Sul, com a equipe do Eixo Sul partindo para os municípios da região, chegando ontem em Livramento para deixar a centelha e prosseguindo, de imediato, pelos municípios vizinhos até Porto Alegre, onde chegará no dia 24 de agosto.

Segundo Maurício Nobre, dos Correitos, que lidera a comitiva, o homenageado, em nível nacional na Semana da Pátria, é José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, que foi diplomata, geógrafo, historiador, ministro de estado e imortal da Academia Brasileira de Letras. Homenageado pela passagem do centenário de sua morte. Em âmbito estadual, a homenagem é para Guido Mondin, economista, empresário, deputado, senador, escritor, poeta, ministro de Tribunal de Contas da União, escoteiro, artista plástico e ex-presidente da Liga da Defesa Nacional. O homenageado completaria 100 anos no dia 6 de maio.

Nobre lidera a comitiva, que está composta por Nilson Lazzari, Francisco e Claudio.

 

A condução da solenidade foi realizada pela secretária de Educação, Vera Machado, contando com as presenças, entre outros, de secretários municipais, tenente Horácio, dos Bombeiros; Adilson Valente, da Receita Federal; capitão André Moura, do 2o Regimento de Política Montada – Brigada Militar; bem como outras autoridades federais, estaduais e municipais. Professores e alunos de escolas, entre elas Saldanha Marinho, Rivadávia Corrêa, General Neto, Olavo Bilac e Dr. Carlos Vidal de Oliveira marcaram presença.

 

Integrantes do Cofron realizaram a guarda à chama e, após a solenidade, conduziram a centelha até o quartel da 2a Bateria de Artilharia Antiaérea, onde permanecerá até o ato solene de abertura da Semana da Pátria 2012, dia 1o de setembro. O ato foi iniciado com o Hino Nacional Brasileiro e finalizou com apresentações escolares.

 

AS MANIFESTAÇÕES

 

Wainer Machado, após acender a pira, fez um agradecimento à equipe que conduziu o fogo simbólico, à Liga de Defesa Nacional e Correios, mencionando a importância de se valorizar a Pátria. “Uma jornada cívica que iniciou em Caxias e chega a Sant’Ana do Livramento para trazer valores de civismo, cidadania e patriotismo, os quais devem sempre ser estimulados e incentivados” – disse o mandatário municipal. Também agradeceu às bandas das escolas Olavo Bilac e Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Vidal de Oliveira.

 

Maurício Nobre, capitaneando a comitiva, desejou uma Semana da Pátria plena de êxito na missão de resgate do civismo e do patriotismo dos cidadãos, também mencionando seus colegas de jornada, destacando a alegria de percorrer o Rio Grande do Sul com uma missão tão nobre. “Cumprimento Sant’Ana do Livramento pela recepção e, em especial à população, que veio até a praça, numa demonstração de civismo exemplar, para receber a centelha do fogo simbólico” – disse.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.