EDUCAÇÃO :: Livramento inaugura 1ª Escola de Ensino Médio da Zona Rural ::

Publicado em 19/03/2013 || Foto: Secretaria de Educação || Fonte: Secretaria de Educação
A Escola Antônio Conselheiro está  localizada no assentamento Bom Será 
 
Os alunos do assentamento Bom Será, em Santana do Livramento não precisam mais se deslocar até a cidade para manter os estudos após concluir o Ensino Fundamental. Na sexta-feira (15) o Ensino Médio foi oficialmente incorporado à Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Conselheiro, que fica no local. Assim, o município passou a contar com o primeiro curso nessa modalidade fora da área urbana. O lançamento foi marcado em uma solenidade comemorativa com a presença do prefeito municipal Glauber Gularte Lima, de autoridades e da comunidade.
 Uma das matriculadas, Ana Cláudia de Lucca, de 14 anos, se diz aliviada por ela e seus vizinhos não precisarem percorrer dois trechos diários de 35 quilômetros até a sede do município se quiserem continuar aprendendo as disciplinas formais. “Se não fosse aqui, teria que ser na cidade e muitos iriam parar de estudar. Ficar quase três horas andando em um ônibus não é muito fácil”, pondera a adolescente. A colega de sala Jaíne Almeida complementa “dá mais tranquilidade para os pais saberem que os filhos estão aqui perto”.
De imediato, 22 estudantes serão atendidos na turma pioneira. Como os formandos do nível fundamental na escola Antônio Conselheiro não passavam de 13 em 2012, pelo menos nove pessoas podem ter retomado os estudos em decorrência da ampliação da oferta no assentamento. 
É o caso de Leila Rodrigues. Aos 44 anos a agricultora estava há sete longe dos bancos escolares. Após concluir o antigo primeiro grau, casou-se com um beneficiário da reforma agrária e passou a morar no assentamento Bom Será, onde não conseguiu prosseguir em sua formação. “Agora penso em fazer uma faculdade e estudar. Voltar a minha rotina de antes”, conta ela.
 Para atender Ana Cláudia, Leila e os demais educandos, o grupo de professores foi aumentado de 7 para 11 profissionais. Hoje a escola Antônio Conselheiro atinge 170 crianças e jovens, mas o número dever ser ampliado nos próximos dois anos, na medida em que as novas turmas do ensino médio forem criadas.
 A diretora da escola, Carmen Vedovatto, é uma defensora da oferta de educação em assentamentos. Oriunda da primeira turma de Pedagogia da Terra do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) ela também é assentada na localidade Cerro dos Munhoz.
Em sua fala durante a cerimônia de inauguração do ensino médio, a educadora repetiu a poesia cantada poucos minutos antes pelo assentado Silvestre Almeida, pai de uma das alunas: “não vou sair do campo para ir à escola. É um direito de todos estudar no campo”.
O prefeito Glauber Gularte Lima destacou a importância da escola para a comunidade rural “ É com muita alegria que inauguramos a primeira oferta de ensino médio na zona rural, tive a honra de inaugurar essa escola junto ao companheiro Olivio Dutra, em 2002, na época governador do Estado e hoje acompanhado da coordenadora da 19ª CRE Meire  Torres  concretizamos essa conquista para a comunidade rural, esse é um compromisso que assumimos que o povo daqui tenha o direito a educação do campo e para o campo. Por isso estaremos também implantando, no assentamento São Leopoldo uma escola técnica naquela localidade; uma luta antiga que firmei junto ao secretário de educação do Estado José Clóvis, quando trabalhei naquela pasta e que em breve será realidade assim como esta que marcará como sendo a Primeira Escola de Ensino Médio na Zona Rural de Livramento”- concluiu.
 


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.