Hospital e aeroporto binacionais e saneamento conjunto na pauta da RAN

Publicado em 08/11/2013 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita

Demandas apresentadas por representantes da fronteira foram incluídos ontem no documento final da IX Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação Brasil-Uruguai

 Sant’Ana do Livramento e Rivera saíram com saldo altamente positivo da IX Reunião de Alto Nivel-RAN da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento de Comunidades Fronteiriças Brasil-Uruguai, realizada quinta-feira e ontem no edifício sede do Mercosul e Parlasul, em Montevidéu. O prefeito Glauber Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, o intendente de Rivera, Marne Osorio, e o diretor-presidente do DAE, Horácio Dávila, classificaram como “excelente” o resultado do encontro para a Fronteira da Paz. “Não adianta sonharmos com as coisas sem gestionar nas instâncias corretas. Aqui é o espaço adequado para o encaminhamento das demandas de integração, nas áreas da saúde, infraestrutura, logística, educação, enfim, e felizmente a nossa participação nos proporcionou avanços significativos nas propostas conjuntas da Prefeitura e da Intendência”, comentou o prefeito Glauber Lima.

Os participantes da IX RAN foram divididos em seis grupos temáticos, sendo que os representantes de Livramento e Rivera participaram diretamente de três Grupos de Trabalho-GT. No GT da Saúde, Glauber, Marne e Dagberto fizeram coro à proposta de criação de um Hospital Regional Binacional, que atenda com serviços de média e alta complexidade não apenas pacientes de Livramento e Rivera mas também das cidades vizinhas na Fronteira Oeste e no Norte do Uruguai. No GT do Meio Ambiente, o diretor do DAE, Horácio Dávila, fez a defesa da inclusão de Livramento e Rivera nos projetos de saneamento conjuntos a serem financiados pelo FOCEM, a exemplo do que já está em implantação na fronteira Aceguá-Acegua, além da criação de uma usina binacional de reciclagem de lixo.

No GT de Infraestrutura, a fronteira ainda fez a defesa da proposta formalizada pelo intendente Marne Osório de transformação do Aeroporto Gal. Gestido, de Rivera, em binacional, para atender sem tantos trâmites e custos alfandegários aeronaves e passageiros uruguaios e brasileiros. 

Depois de amplamente discutidas, as propostas acabaram sendo incluídas inicialmente nas pautas de cada GT, mas no final da IX Reunião, ontem, quando da leitura das atas de cada grupo, as propostas defendidas pelos representantes de Livramento e Rivera foram contempladas, sendo incluídas no documento final do encontro. O cônsul do Uruguai em Livramento, Ricardo Duarte, fez a leitura do documento ao chamado grande grupo, que aprovou por unanimidade o texto e as datas dos próximos encontros. Ficou confirmada a realização em Livramento e Rivera, na segunda quinzena de março, de uma nova reunião do GT da Saúde, quando o grupo deverá avançar na análise técnica da proposta de criação do Hospital Regional Binacional.

 Crédito: WILLIAM SILVEIRA 

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.