Prefeitura implantará primeira equipe de ESTRATÉGIA DE SAÚDE NA FAMÍLIA

Publicado em 27/11/2013 || Foto: Secretaria da Saúde || Fonte: Secretaria da Saúde

ATENÇÃO BÁSICA

Prefeitura implantará primeira equipe  de

ESTRATÉGIA DE SAÚDE NA FAMÍLIA

 

Projeto encaminhado pelo Executivo é aprovado

 

“A saúde é prioridade em nosso governo”. Com essa frase o prefeito Glauber Gularte Lima deu início entrevista à rádio Cultura AM quando falou sobre a implantação da primeira equipe do ESF ( Estratégia de Saúde da Família) em Sant’Ana do Livramento.

 

O ESF engloba equipes multiprofissionais que atendem a comunidade nas unidades de saúde ou nos domicílios. O programa promove ações de prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. “Essa era uma demanda antiga das comunidades e nosso compromisso de campanha, temos o programa PAE (Primeiro Atendimento Eficaz) e estaremos implantando todo o nosso Programa de Governo em 2014. Neste ano planejamos e em 2014 colocaremos em prática nossos projetos, tornando o nosso sistema de saúde preventiva mais eficiente”- comentou Glauber Lima.

 

 

Pronto Socorro

Segundo a secretária de saúde Natalia Streibrenner, hoje muitas pessoas procuram o pronto socorro  para atendimentos que não são de urgência ou emergência, o que sobrecarrega o sistema. “Às vezes uma pequena queixa ou acompanhamento de rotina vai parar lá e o local não é ideal para isso. Estamos organizando o sistema para atender ações de atenção preventiva e com isso estaremos desafogando o pronto socorro”- explica.

 

Benefícios

 

Internacionalmente, o investimento em programas de atenção primária está ligado a uma diminuição progressiva nas mortes por doenças crônicas e redução de custos com internações e procedimentos de alta complexidade, já que os problemas são antecipados e somente em casos extremos os tratamentos chegam à internação em UTI ou exigem procedimentos de alta complexidade.

 

“Esse tipo de organização vai gerar melhores resultados com menor custo. Países que são referência nessa área, como Canadá, Austrália e quase toda a Europa, trabalham com atenção primária fortalecida e é isso que vamos fazer; gradativamente iremos ampliando as equipes de ESF”, disse o prefeito municipal.

 

Para a secretária de saúde Natalia além da possibilidade de melhor direcionamento dos investimentos em saúde, a valorização da atenção primária é uma forma de qualificar os atendimentos. “De uma dor de ouvido até a indicação de um contraceptivo, a pessoa se sente confortável para procurar o médico de família sem precisar esperar por um especialista, cujo tratamento é bem menos abrangente.”

 

Vínculo

As equipes de Saúde da Família possibilitam o  vínculo com a população, fortalecendo o compromisso e a co-responsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade. Seu desafio é o de ampliar suas fronteiras de atuação visando uma maior resolução da atenção, onde a Saúde da Família é compreendida como a estratégia principal para mudança deste modelo, atendendo as pessoas no lugar onde vivem, participando do contexto social de cada um.

O prefeito disse ainda que este será um grande avanço na atenção básica de saúde, estreitando a relação entre o profissional de saúde e a comunidade, com ênfase na prevenção das enfermidades, impedindo doenças mais graves. “ Trabalhamos muito na concepção deste projeto e felizmente os nossos vereadores compreenderam a importância dele”.


Imagem ilustrativa.
DIVULGAÇÂO
 


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.