Unidades Básicas de Saúde estão aderindo à Estratégia de Saúde da Família

Publicado em 29/01/2014 || Foto: Secretaria da Saúde || Fonte: Secretaria da Saúde


Com esse novo formato, unidades só poderão atender usuários da área de abrangência

 

O município iniciou as atividades do programa Estratégia da Família quando foi inaugurada a Unidade Jovelino Santana, do Armour, em dezembro. A Estratégia Saúde da Família no município abrange três eixos: saúde da mulher, saúde da criança e saúde do homem. “Na Estratégia Saúde da Família nós preconizamos que as pessoas atendidas nas unidades devem ser da área de abrangência. Não há possibilidade de algum morador do bairro Prado consultar no Armour, pois lá já existe um número determinado de pessoas para atendimento que são exclusivamente daquela comunidade”, explica Raquel Pinheiro, enfermeira coordenadora da Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde da Criança.

Segundo ela, entre outras razões, esse regramento leva em consideração o vínculo do profissional de saúde com a comunidade.

Nas unidades, estarão presentes – além dos médicos e profissionais da enfermagem – dentista, agente comunitário de saúde, nutricionista e educador físico. “No período das 8h às 17h as pessoas poderão contar com esse atendimento de forma integral, inclusive com visitas domiciliares”, completa Raquel.

O programa aos poucos irá se instituindo em todo o município com a formação de novas unidades – em construção –, em um primeiro momento no bairro Tabatinga e Santa Rosa. Logo após, o programa será estendido às unidades básicas do bairro Prado, Simon Bolívar e Vila Real. “Todas as Unidades Básicas de Saúde se transformarão gradativamente em Estratégia Saúde da Família e a população daquela área ficará direcionada somente àquela unidade”, ressaltou Raquel.

Especialidades

Nas duas maiores e mais centrais unidades básicas de saúde – Unidade Sanitária e PAM – estarão presentes os médicos especialistas, como cardiologista, cirurgião, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. “Essas unidades poderão ser utilizadas por pessoas de todas as unidades básicas de saúde do município.

FOTO    JADIR PIRES

Raquel Pinheiro, enfermeira coordenadora da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde do Homem



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.