Programa Brasil Próximo contempla agricultor de Livramento

Publicado em 05/04/2014 || Foto: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários || Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários
 OLIVEIRAS

Programa Brasil Próximo contempla agricultor de Livramento

Mudas de oliveiras originárias da Itália para formação de pomar foram doadas após visita técnica do Comitê Gestor do Projeto
 
A Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao exaltar o fomento ao desenvolvimento da Olivicultura no município, destaca mais um passo importante dado nesta semana.
Após publicação de edital, realizada no mês de janeiro, agricultores disponibilizaram áreas para a implantação de um hectare (01 há) de pomar. Na última quinta-feira, dia 03, os produtores inscritos receberam a visita de equipe técnica que compõe o Comitê Gestor do Projeto, através dos Engenheiros Agrônomos Roberto Braz da Secretaria Municipal de Agricultura e Emerson Menezes, Secretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Bagé e Coordenador do Programa Brasil Próximo: Cinco Regiões Italianas para o desenvolvimento local integrado no Brasil. O objetivo da visita, conforme etapa pré-estabelecida pelo Edital, foi o de vistoriar as áreas, analisar as características agronômicas e dar um parecer, levando-se em conta o estudo climático da Olivicultura para o Estado do RS.
Em função dos resultados levantados a campo, foi beneficiado para esta etapa do Projeto, o Produtor Jayme de Oliveira Alvarez, que inclusive já possui pomar de Oliveira em desenvolvimento, implantado no ano de 2013.
Agora, segundo informou o engenheiro agrônomo Roberto Braz, virão as próximas etapas do Projeto respeitando o estabelecido no Edital. “Nos próximos dias, deverá ser realizado o preparo do solo com incorporação de calcário e fertilizantes, para que no mês de maio as mudas de oliveiras (278 unid.), provenientes da Itália, sejam plantadas e, assim, formando o olival”, destacou.
Segundo o Secretário de Agricultura, Carlinhos Fernandes, os agricultores que não foram contemplados nesta etapa em função do não enquadramento de suas áreas, poderão ter outras oportunidades através de outros Projetos para ingressar na atividade. “O município de Sant’Ana do Livramento é pioneiro neste novo momento da Olivicultura, através dos produtores Fernando e Sibele Rotondo, proprietários da Olivopampa. As características edafoclimáticas oferecidas pelo clima e solo ocorrentes na região são ideais para o desenvolvimento da oliveiras, assim como de outras frutas. Portanto, o estímulo ao aumento da área de pomares ocupados com Oliveiras só tende a aumentar por parte do Poder Público Municipal”, frisou Carlinhos.
Os interessados em ingressar na atividade podem procurar mais informações junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde a equipe do Departamento Técnico Agropecuário estará pronta para atender os produtores, e a partir daí, fazer um estudo de viabilidade econômica e tomar as medidas cabíveis para o possível ingresso na atividade.
 
Foto: Divulgação/ASCOM
 
Momento da visita da equipe técnica na Propriedade do Sr. Jayme de Oliveira Alvarez, contemplado pelo Projeto. Na foto, plantas de oliveira já existentes em pomar da propriedade, plantadas em março de 2013


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.