Prefeito cumprimenta Governador pelo avanço na negociação da redução da dívida do Estado, em Brasília

Publicado em 11/04/2014 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
Glauber Lima exaltou a articulação de Tarso Genro que coordenou as negociações
 
 "Estamos muito próximos de uma grande vitória para o Rio Grande do Sul", destacou o prefeito Glauber Lima se referindo às negociações do governador Tarso Genro, no Senado Federal, em relação à redução da dívida do Estado em Brasília.
Em função de um acordo estabelecido entre governadores, senadores e o Governo Federal, as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado derrubaram todos os entraves que emperravam a votação do projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União. 
Segundo o prefeito, a proposta foi aprovada por unanimidade e está pronta para ser apreciada no plenário e ser encaminhada para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Logo após a votação, o prefeito exaltou o trabalho do governador e o cumprimentou pelo resultado da articulação. “O Rio Grande ganha com essa votação. O Brasil ganha e sem a menor sombra de dúvidas, melhores caminhos serão traçados pelo país daqui pra frente”, afirmou Glauber.

Mudança de indexador
O projeto de lei complementar altera o fator de correção de IGP-DI mais 6% ao ano para IPCA mais 4% ou Selic (o que for menor). Para o Rio Grande do Sul, a mudança reduz para aproximadamente R$ 15 bilhões o estoque devido até 2028 e reabre o espaço fiscal, já no primeiro ano, para a tomada de empréstimos. Atualmente, o saldo devedor supera a marca de R$ 42 bilhões, e os repasses elevam a receita corrente líquida gaúcha acima do limite legal.

"Com a aprovação, nós sairemos de uma situação de dívida impagável para uma condição de previsão de quitação. E, especialmente, vamos ampliar nosso espaço fiscal para realizar novas operações de crédito, dando seguimento aos investimentos que estamos realizando", destacou Tarso Genro.

 
 
Foto:Alex Dias – Palácio do Governador
 Glauber e Tarso: Desenvolvimento do Estado


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.