Em Brasília, Glauber agradece a Dilma criação da Escola Técnica Binacional

Publicado em 18/06/2014 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 

Durante evento, o prefeito relatou à presidenta sua luta incansável pela implantação dessa Escola de Ensino Profissional

 

Na manhã desta terça-feira (17) o prefeito Glauber Lima, acompanhado do Secretário de Educação, Mário Santanna, cumpriu agenda no Palácio do Planalto, em Brasília, onde participou da cerimônia de lançamento da segunda etapa do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego e, junto do Diretor do Instituto Federal Sul Riograndense- IFSul, Paulo Asconavieta; do Ministro da Educação, Henrique Paim; e da Presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou oficialmente o Campus de Livramento, localizado na avenida Paul Harris.

Durante seu pronunciamento, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que “os Institutos Federais representam o melhor que existe no Brasil em termos de educação profissional”. A presidenta disse ainda que se orgulha da extraordinária expansão que os Governos do presidente Lula e o seu realizaram na área da educação profissional, proporcionando a milhões de brasileiros o acesso à qualificação que lhes possibilita melhores condições para inserção no mercado de trabalho.

Após o ato, o prefeito Glauber Lima agradeceu pessoalmente a presidenta Dilma pela criação do Campus de Livramento, relatando que, ainda quando vereador, em 2009, realizou uma intensa campanha, recorrendo ruas e repartições públicas onde coordenou uma coleta pública de 8 mil assinaturas por uma escola técnica no município. "Hoje, na condição de prefeito municipal, vendo a estrutura moderna do IFSul, a qualidade da educação profissional que está sendo ofertada, a ampliação dos cursos binacionais, e a inauguração oficial deste Campus, sinto um prazer indescritível. Um sentimento de que vale a pena acalentar sonhos, dar as mãos e lutar coletivamente para transformá-los em realidade," destacou o prefeito.

Glauber também exaltou que os cursos técnicos binacionais desenvolvidos pela instituição junto com a Universidade do Trabalho do Uruguai – UTU, são o maior exemplo de integração de fronteiras, uma vez que os cursos atendem 50% de alunos brasileiros e 50% de alunos uruguaios. “Isso nos enche de orgulho e de certeza que estamos no caminho certo para o desenvolvimento de nosso País, absolutamente integrados com nossos irmãos latino-americanos”, registrou o mandatário.

O prefeito ainda faz questão de destacar os inúmeros investimentos que o Governo Federal realizou em Livramento desde que tomou posse, cujas cifras somam milhões de reais em serviços, obras, máquinas e equipamentos destinados para a cidade.

 

IFSul é destaque nacional

Recentemente, o IFSul virou destaque nacional após avaliação feita da pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde ficou em primeiro lugar no estado e em terceiro no país, entre os Centros de Ensino Superiores do Brasil. Entre os institutos federais do país, o IFSul aparece em segundo lugar.



Histórico - Campus Sant’Ana do Livramento

Em agosto de 2009, após a Audiência Pública promovida pelo Gabinete do então vereador Glauber Lima em parceria com o Ministério de Educação e realizada no auditório da Unipampa, e com a apresentação de diagnóstico de demanda/oferta laboral pelo Observatório Nacional do Mundo do Trabalho da Educação Profissional e Tecnológica - Núcleo Regional de Observação/Sul, definiram-se os cursos binacionais a serem ofertados. Em 2010, começou a efetivar-se a implantação do campus avançado Santana do Livramento. Em janeiro, foram liberadas vagas para realização de concurso e contração dos primeiros 08 docentes e 02 técnicos-administrativos. Em abril, ocorreu a nomeação do diretor do campus avançado. Em agosto, foi contratado o primeiro professor e em outubro chegaram os demais docentes.

Em 20 de outubro de 2010, foi realizado o Lançamento dos Cursos Técnicos Binacionais, com a assinatura da Ata de Entendimento entre o IFSul e CETP-UTU. E, em 2013 a formatura da primeira turma do campus.

 

Presidenta Dilma Rousseff e prefeito Glauber Lima no Palácio do Planalto

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.