Prefeitura lança programação oficial e divulga homenageados com medalhas

Publicado em 25/07/2014 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
A manhã desta sexta-feira (25) foi marcada pelo lançamento da programação comemorativa ao aniversário da cidade. A saudação inicial ficou por conta da Secretária de Turismo Denise Toledo, que ressaltou a fase de conquistas e progresso vivida por Sant’Ana do Livramento. “É por esse grande futuro que estamos construindo é que convido a todos para participarem das atividades programadas para comemorar o aniversário da nossa querida cidade”, destacou. Denise também enalteceu o projeto inovador criado pelo Executivo, inédito no município e intitulado I Festival Binacional de Enogastronomia, que inicia dia 30 de julho e vai até dia 09 de agosto.
O Secretário Geral de Governo, Mário Santanna, realizou a exposição da programação e dos nomes dos agraciados com as medalhas-destaque do município em 2014.
O Presidente do Legislativo Municipal, Gilbert Gisler, parabenizou o prefeito por resgatar a semana de festividades. “Temos que retribuir nossa cidade em tudo que nos deu. Vamos comemorar e pensar no que podemos fazer para melhorar o futuro”, disse.
Segundo o prefeito Glauber Lima o aniversário da cidade é, para a Administração Municipal, motivo de reflexão e emoção. “Estamos iniciando uma caminhada rumo ao bicentenário da cidade, e temos muitos motivos para nos orgulhar de Sant’Ana, que hoje conta com três Universidades, um Instituto Federal, Lojas Francas se instalando e um grandioso Parque Eólico instalado, além de muitas outras conquistas.Vivenciamos um novo momento, uma nova cidade que não deixa se abater. O melhor de Livramento é o seu povo”, comemorou.
O prefeito disse se sentir orgulhoso pela perspectiva maravilhosa para o futuro. “Este povo de hoje pode se declarar vencedor, pois o que aconteceu nos anos 90, com famílias sendo dilaceradas pelo desemprego, jamais tiraremos do nosso coração”, relembrou emocionado.
Ao final da solenidade, as Escolas Municipais receberam kits de bandeiras e a Fanfarra do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou brilhantes interpretações.

Homenageados serão agraciados com medalhas-destaque

Ainda durante o ato, o Secretário Mário Santanna fez a leitura da lista de homenageados com as primeiras comendas concedidas pelo município, que serão entregues no jantar-baile de aniversário da cidade, neste sábado, dia 26.
De acordo com o prefeito, ano passado, durante as celebrações de aniversário do município, o Governo criou comendas de reconhecimento às pessoas físicas e jurídicas de destaque na comunidade. “Apresentamos naquele jantar-baile as comendas com nomes de pessoas já falecidas e de grande relevância em várias áreas da sociedade”, explicou Glauber.
Este ano, as medalhas serão entregues, acompanhadas de um diploma. “Vamos conceder as primeiras medalhas esse ano a pessoas merecedoras do reconhecimento do Poder Executivo, em razão dos inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade”, exaltou o prefeito.


Lista de Agraciados com as

“Medalhas de Destaques”,

do Poder Executivo

 

·         Indústria e Comércio – Medalha Wadie Bishara Badra

 

·         Raed Shweiki – O jovem empreendedor Raed Ahmad Shweiki, aos 36 anos de idade, é graduado em Administração pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa e Pós-Graduado em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira, pela mesma universidade.

   Atualmente, Raed é diretor na empresa Casa Guri, destacando-se no meio empresarial, sendo inclusive, membro da Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil), além de ser Presidente do Conselho Municipal de Turismo.

 

·         Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste Ltda -Coperforte – Fundada no ano de 2002, a Coperforte vem desenvolvendo em seu quadro social trabalhos que visam principalmente ao desenvolvimento da produção de leite e hortifrutigranjeiros, viabilizando a geração de renda e a fixação da família no campo. É constituída por famílias assentadas e outros pequenos agricultores familiares, com 1050 sócios pertencentes aos municípios da região. Reconhecida por seu relevante trabalho, firmou, recentemente, convênio com a Prefeitura Municipal, para fomento à produção e transporte de leite. A Coperforte está instalando no Município um  fábrica de rações e uma agroindústria de leite, cujo investimento soma mais de R$ 15 milhões.

 

·         Hamilton Machado Braz Hamilton Machado Braz, ou apenas Braz, nasceu em Sant’Ana do Livramento no dia 15 de março de 1953. Casado, pai de três filhos, o dono de um dos melhores cachorros-quentes da região, o cachorro-quente “do Braz”, iniciou no ramo após ter trabalhado em joalheria, como carpinteiro, servente, pastelaria e em armazém. Quando estava desempregado, há 25 anos, Braz encontrou o sustento na venda de pastéis e, após, iniciou a comercialização de cachorro-quente. A rede de lancherias conquistou o público e hoje atende a comunidade através de 06 frequentados estabelecimentos.

 

·         Comunicação – Medalha Joel Jaques Cambraia

 

·         Romildo Gonçalves – Natural de Sant’Ana do Livramento, Romildo Gonçalves, conhecido como “O Pai da Matéria”,  trabalha há aproximadamente 50 anos na área da comunicação, tendo atuado em diversas rádios da cidade e região. Atualmente, o carismático comunicador atua na Rádio Livramento AM. Conhecido na área esportiva do município, Romildo também é colaborador do Jornal O Enfoque.

 

·         Valdir de Souza Penedo (In Memoriam) – Natural de Santa Maria, Penedo chegou em 1962 a Sant’Ana do Livramento. Iniciou suas atividades como homem da comunicação no serviço de autofalantes, anunciando no comércio local. Na sequência, aprendeu o manejo nas mesas de som, começando a atuar como operador de áudio, além da locução, e na área de publicidade e propaganda. Após prestar serviço militar, trabalhou na rádio Alegrete AM e FM, do Alegrete e na rádio Gazeta, em Carazinho. Em Sant’Ana do Livramento, Penedo passou pelas rádios Cultura e Maratan, além de ter dirigido a RCC FM. Após, recebeu o convite de Cláudio Zappi para administrar a Rádio Líder FM, a qual comandou com maestria. Fundou, também, a Rádio Livramento AM. O guerreiro Penedo, após lutar contra terrível doença, nos deixou este ano.

 

·         Programa Ao Pé do Fogo - Um dos programas mais autênticos da Rádio Cultura, o Programa Ao Pé do Fogo completou, em 2014, 31 anos. O objetivo do Programa é dar oportunidade aos músicos iniciantes, tendo revelado vários talentos ao longo dessas três décadas.  Quem apresenta, atualmente, o programa é José Maia, também conhecido como “Mano Véio”.

 

·         Cultura – Medalha Lauro Antônio Corrêa Simões

 

·         Companhia P com P de Teatro - A Cia P com P de Teatro foi fundada em 22 de março de 2007 pela atriz santanense Tanise Carrali. É ganhadora de vários prêmios, como o ‘Troféu Obelisco da Paz”, em 2007, e por dois anos consecutivos 2009-2010 recebeu o destaque SuperSpecial Internacional. A mais de 4 anos a Cia. se destaca no desenvolvimento do Programa de Incentivo à Leitura, levando teatro aos pequenos de 02 a 07 anos nas suas escolas.

 

·        Leonel Gomes – Natural de Sant’Ana do Livramento/RS, Leonel Gomes é músico, instrumentista, compositor e intérprete, somando 29 anos de carreira.  Um dos santanenses mais conhecidos no Estado, Leonel Gomes iniciou nos festivais, com diversas premiações.  Indicado para o Troféu Açorianos em 2002, 2004, 2006 e 2012. Participou do filme Cerro do Jarau executando a música instrumental Bolicho da Linha.  Com 08 CDs gravados, tem como parceiros os poetas, Rogério Ávila, Jaime Caetano Braun, Sérgio Carvalho Pereira, Gujo Teixeira, Tadeu Martins, Anomar Danúbio Vieira, Evair Gomes, Fernando Soares entre outros.

 

·         Luiz Cardoso - Natural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Cardoso é violonista, compositor e arranjador. Possui uma imensa galeria de troféus, com mais de 100 prêmios como melhor instrumentista, entre elas o de Melhor Instrumentista da Década de 80 no Rio Grande do Sul. Em 1992, recebeu novamente o reconhecimento como Melhor do Ano e se consagrou com três prêmios consecutivos na Califórnia da Canção de Uruguaiana. Possui 07 registros fonográficos. Seu mais recente CD, intitulado Sinfonia Gaúcha, será lançado dia 05 de setembro no CTG Fronteira Aberta.

 

 

o   Educação – Medalha Elza Gonçalves Serpa

 

·        Professora Lourdes Helena Peixoto -  Lourdes Helena Rodrigues Pontes Peixoto é Pedagoga, especializada em Educação Infantil, Gestão Escolar e Tecnologia da Informática aplicada à Educação. Atuando há 22 anos na Educação Infantil Municipal, iniciou designada como diretora da Escola Municipal Infantil Gurizada. Posteriormente atuou na Secretaria Municipal de Educação, lotada como supervisora das Escolas Infantis. Logo após, foi designada para direção da atual Escola Municipal Infantil Fofolete, foi regente de classe na referida escola e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho. Atualmente está no segundo mandato frente à Direção na Escola Municipal de Educação Infantil Joca Paiva, a qual passou recentemente por reforma e ampliação, ofertando mais 180 novas vagas para a comunidade do Centro.

 

·         Instituto Federal Sul Rio Grandense - IFSul   Implantado no ano de 2010 na Fronteira, o Campus Avançado de Sant’Ana do Livramento do Instituto Federal Sul Rio Grandense, localizado na Avenida Paul Harris, possui um amplo e moderno espaço. A instituição é fruto de intensas lutas em prol do ensino técnico. Ao instalar-se na cidade, concretizou um sonho da comunidade e logo, tornou-se um marco da educação binacional, oferecendo cursos com 50% de alunos brasileiros e 50% uruguaios, através de convênio firmado com a UTU, de Rivera. Além destes, também são oferecidos cursos do PRONATEC e Mulheres Mil.

 

·         Professor Dr. Avelar Fortunato – Nasceu em Bom Jardim da Serra – SC. Casado e pai de três filhos, Avelar Fortunato é Doutor em Administração Educacional pela Universidade Concórdia – EUA.  Além de professor de Economia da Unipampa, atuou nos projetos Postos Médicos Itinerantes Rurais, restabelecimento da via férrea Montevidéu/Cacequi, e idealizador do Projeto e Rota Turística ‘Ferradura dos Vinhedos’. Avelar também tem um Grupo de Pesquisas que estuda a Integração Binacional e Desenvolvimento Social em Regiões de Fronteiras. Avelar tem contribuído sobremaneira com a sociedade santanense, formando a cada ano profissionais competentes na Gestão Pública, Administração, Relações Internacionais e Economia.

 

 

 

·         Esporte – Medalha Setembrino Pinto – Bino

 

·         Marcos Rogério Costa Dias – Marcos Rogério Costa Dias nasceu em 1986, em Livramento. Desde criança, Marcos interessou-se pelas maratonas, tendo participado de vários campeonatos a nível estadual, nacional e mundial. Por duas vezes, ele foi vice-campeão sul-americano de atletismo. Em março desse ano, Marcos viajou para Israel, onde representou a Fronteira da Paz na Maratona de Jerusalém, conquistando o terceiro lugar entre os melhores do mundo.

 

·         Sandro Gonçalves Tavares – Nascido em Sant’Ana do Livramento no ano de 1993, Sandro desde criança ajudava a carregar tacos e juntava bolinhas de Golfe no Clube Campestre. Com a proximidade do esporte, ele se interessou e começou a praticá-lo. Em seguida, mudou-se para a capital, Porto Alegre, buscando espaço e valorização no esporte. Atualmente, Sandro é atleta de um renomado Clube de Golfe, participando de torneios amadores e profissionais. Em 2012, foi líder do ranking juvenil do Estado e no ano seguinte, conquistou o primeiro lugar no ranking adulto do Rio Grande do Sul, sendo assim, uma referência do esporte santanense.

 

·         Dejair Barreto Silva – Dejair Barreto Silva nasceu em 1958. Natural de Dom Pedrito, foi responsável pelos mais importantes eventos de orientação no Brasil e América do Sul. Possui diversos cursos e exerce várias funções, entre elas, a de Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Orientação e Presidente do Clube de Orientação da Fronteira.

 

 

·         Assistência Social – Medalha Maria Abegahir Gonçalves Charopen

 

·         Jorge Carlos Figueira Rodrigues - Jorge Carlos Figueira Rodrigues é natural de Dom Pedrito. Nascido em 1962, é casado com Neuza Almeida Rodrigues, tem dois filhos, e reside com sua família em Santana do Livramento desde 2007.

O atual diretor da Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento já esteve à frente da antiga Febem. Foi Chefe de Segurança da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, diretor do Presídio de Dom Pedrito e  desde 2007 presta relevantes serviços à frente da Penitenciária de Sant’Ana do Livramento. Ele também foi um dos responsáveis pelo convênio firmado entre a Prefeitura e o Estado do Rio Grande do Sul para o processo de ressocialização dos apenados que auxiliam na limpeza da cidade através da Secretaria de Serviços Urbanos.

 Em 2012, ingressou no curso de Gestão Pública na Universidade Federal do Pampa.

 

·         Liga Feminina de Combate ao Câncer - A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santana do Livramento é uma instituição filantrópica de caráter beneficente. A entidade foi fundada como núcleo da Liga Feminina de Combate ao câncer do Rio Grande do Sul em Santana do Livramento no ano de 1955 pela senhora Louise Rossat Brenner. Desde então representantes femininas da comunidade santanense continuam a realizar o trabalho em prol dos pacientes oncológicos de baixa renda. A entidade oferece aos pacientes atendimento psicológico e de fisioterapia em grupo e individual, entre outros serviços, prestando, desta maneira, uma impagável contribuição para a sociedade santanense.

 

·         Igreja Gideões da Fé - A Igreja Assembleia de Deus Gideões da Fé foi fundada no ano de 2006, tendo como trabalho principal pregar o Evangelho de Cristo conforme a Bíblia Sagrada. A Igreja conta hoje com 20 Congregações entre Livramento e Rivera, tendo duas situadas no interior do município. Além do trabalho missionário, presta serviços à comunidade, com distribuição de alimentos, roupas e calçados, confecção de cobertores com os retalhos de roupas, escola bíblica para as crianças e adultos, cortes de cabelo.

 

·         Saúde – Medalha Dr. Luiz Carlos Padilha Duarte

 

·         Enfermeiro Luiz Henrique Soares Brum - Luiz Henrique Soares Brum é natural de Lavras do Sul. Graduado em Enfermagem na URCAMP Bagé e Pós-Graduado em Educação Profissional na Área de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ. O profissional atua na Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando desde 2004 na Coordenação Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, onde desempenha papel fundamental na prevenção e assistência a essas enfermidades. Henrique também é Coordenador das Políticas em testes rápidos diagnósticos em Hiv, Sífilis, hepatite B e C.

·         

Dr. Diego Silva da Rocha – Nascido na cidade de Estrela – RS, Diego Silva da Rocha é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Residindo há quatro meses em Sant’Ana do Livramento, o Dr. Diego tem se destacado atuando como clínico-geral na UBS Simón Bolívar, através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica.

 

·         Literatura – Medalha Arlindo Coitinho

 

·         Marco Zero Livros - A Marco Zero Livros foi fundada em março de 2001, pelos sócios Artur Montanari e Paulo Meksraitis. Mantém um atendimento personalizado e a contínua elaboração de projetos culturais e de incentivo à leitura. Atua também na produção cultural, trazendo para a cidade escritores, artistas, músicos e organizando espetáculos, estimulando, assim, a valorização à cultura e literatura locais.

 

·         Professor Dr. Victor Hugo Veppo Burgardt – Natural de Itaqui, Victor Hugo Veppo Burgardt nasceu no ano de 1955, graduado em Estudos Sociais e História pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre e Doutor em História, pela Universidade de Brasília. É autor dos livros “Embates políticos na Fronteira Setentrional do Brasil. A difícil digestão da Raposa Serra do Sol” e “Nações e resistência ao sul do Orinoco. A construção política e imaginária do índio”.

Desde 2009, Victor Hugo é Professor de Fundamentos de Ciência Política de Teoria Política Moderna e Contemporânea na Universidade Federal do Pampa.

 

·         Geraldo Mastella - Descendente de imigrantes italianos, Geraldo Michielini Mastella nasceu em Santana do Livramento. Interessou-se pela literatura desde muito cedo, tendo se dedicado à leitura e estudo da maioria dos grandes clássicos da literatura universal. Jornalista, cronista, escritor e historiador, Geraldo Mastella foi repórter e cronista do extinto jornal Kosmos, e é Diretor de Relações Públicas do Centro Cultural José Hernández.  Em 2012 publicou seu primeiro livro: “Autores Santanenses do Passado”, que faz um resgate histórico de autores santanenses, desenvolvido durante cinco anos de pesquisas. Atualmente conta com mais dois livros já concluídos e em preparo de edição: “Servas do Sistema – Feminismo e Contra-Cultura” e “Ventos do Destino”.

 

·         Medalha Fronteira da Paz

 

·         2ºRPMon - Brigada Militar - Criado em 04 de fevereiro de 1913, o 2º Regimento de Cavalaria tem suas raízes no 1º RPMon, com a missão de restabelecer a ordem e a segurança após incidentes por divergências ideológicas e tinha a missão de vigiar a fronteira e garantir a manutenção da ordem e da segurança. Procurando auxiliar no desenvolvimento social, hoje são desenvolvidos projetos como: Prosepa, Pelotões Mirins, Proerd, Ações Integradas e Equoterapia. Além disso, a gloriosa instituição denominada Brigada Militar exerce um importante trabalho integrado na busca da segurança da nossa comunidade.

 

·         Jerri Adriani Jardim - O 3º Sargento Jerri Adriani Jardim, da cidade de Bagé, incorporou nas fileiras do Exército em 1992. Por sua dedicação, no ano seguinte realizou o curso de formação de cabo, sendo promovido em 1993. Por sua excelência profissional galgou a estabilidade na instituição, sendo promovido a graduação de 3º sargento. No primeiro semestre de 2011 foi designado para compor o contingente de Força de Paz para estabilização do Haiti. O 3º sargento se qualificou nos cursos básico e avançado de Operações de Força de Paz.

 

No fim do ano passado, o Sargento Jerri foi figura de extrema importância para o município, quando integrou a força-tarefa responsável por restabelecer a regularidade do abastecimento na cidade. Naquele momento, o valoroso militar fez da cabine de seu caminhão o seu lar e não mediu esforços na execução de seu trabalho.

 

·         Unamos - Entidade existente ha 29 anos, atuando diretamente nos bairros e vilas da cidade como instituição que expressa às demandas da comunidade. Filiada à FEGAM - Federação Gaúcha das Associações de Moradores, a Unamos é presidida hoje  por Débora Sinara Pires Raymundo.  Com uma diretoria composta por 20 componentes no total, tem como objetivo o diálogo para a construção de um movimento comunitário mais ativo e participativo.