Glauber participa de reunião em São Gabriel para criação de Consórcio de Desenvolvimento

Publicado em 10/02/2015 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
 
Prefeitos da Fronteira e Região da Campanha realizaram a primeira reunião que objetiva a criação de um Consórcio Intermunicipal
 
O prefeito Glauber Lima participou, na segunda-feira (09), junto aos municípios das Regiões da Fronteira e Campanha, de uma reunião na cidade de São Gabriel, para iniciar as tratativas de criação de um Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento.

Na ocasião, os prefeitos e representantes das cidades de Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel, Bagé, Uruguaiana e Sant’Ana do Livramento, manifestaram total interesse pela criação do Consórcio, proposto pelo Vice-Presidente para Assuntos das Cidades Fronteiriças da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), prefeito Dudu Colombo.

No início da reunião o prefeito anfitrião, Roque Montagner, destacou os passos necessários para formalizar o Consórcio. Depois, o prefeito Dudu fez breve explanação sobre os Consórcios que segundo ele “é a ferramenta jurídica que auxilia no desenvolvimento da região”. Dudu ainda destacou que “na região da fronteira e campanha, até então, não existe consórcio, e as regiões que o instalaram obtiveram respostas muito positivas”.

Na sua fala, o prefeito Glauber Lima defendeu que é extremamente favorável à criação de um Consórcio para o desenvolvimento dos municípios e da região e ainda acrescentou que “o consórcio deveria ser, preferencialmente, para captação de recursos e um instrumento para solucionar problemas comuns entre as cidades, como a questão das estradas do interior”. O mandatário ainda assinalou que, “após a criação do Consórcio, os municípios terão mais legitimidade para apresentar projetos e encaminhar demandas aos Governos Estadual e Federal”.

A próxima reunião entre as cidades acontece no dia 06 de março, em Rosário do Sul, e terá a presença das cidades de Santa Margarida, Vila Nova, Lavras do Sul e Caçapava, que serão convidadas a somar-se nesta iniciativa. Na ocasião ainda será escolhido o nome do Consórcio.

 
Em Bagé, Prefeito confirma participação em projeto 
de Desenvolvimento Regional, promovido pelo SEBRAE
Ainda na segunda, o prefeito Glauber Lima, junto ao prefeito da cidade de Bagé, Dudu Colombo, e aos técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), confirmou a participação de Sant’Ana do Livramento no projeto ‘Líder em Desenvolvimento Regional’, promovido pela Instituição.

Segundo técnicos do SEBRAE, o projeto terá duração de um ano e objetiva estimular os gestores públicos a atuarem de forma empreendedora e em conjunto, para favorecer o desenvolvimento da região em que estão inseridos.
“É um programa piloto que, além de discutir estratégias de desenvolvimento, também orienta na busca de parceiros e recursos”, complementou Ângelo Queirolo Aguinaga, técnico do SEBRAE.

Para o prefeito, essa parceria com a Prefeitura de Bagé e o SEBRAE “é uma maneira das regiões da fronteira buscarem soluções de forma articulada e integrada, buscando o desenvolvimento”.
 


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.