II Festival de Enogastronomia promoveu palestra sobre “A guarda dos cadernos de receitas e a transmissão dos fazeres e saberes tradicionais para as próximas gerações”

Publicado em 06/08/2015 || Foto: Secretaria de Turismo || Fonte: Secretaria de Turismo

Na tarde da última terça-feira (4), foi realizada uma palestras sobre A guarda dos cadernos de receitas e a transmissão dos fazeres e saberes tradicionais para as próximas gerações, na sede do IFSul de Santana do Livramento, integrando a programação do II Festival Binacional de Enogastronomia.

Na oportunidade, a professora Maria Cristina França conversou sobre a dificuldade em reproduzir receitas antigas com exatidão, ao passar dos anos, pelas mudanças nos produtos que as constituem. "Não vamos reproduzir jamais uma receita com a mais perfeita exatidão. É o mesmo que ocorre com a fotografia: podemos usar a mesma pose, no mesmo espaço, com mesmo enquadramento e não vai ser igual", afirmou.

Ao finalizar, Maria Cristina destacou que mesmo com essa perda de exatidão ao executar receitas antigas, o que vale é a memória afetiva que deriva das experiências de cada pessoa em seu convívio familiar.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.