Secretaria de Saúde promove 1º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional

Publicado em 19/05/2016 || Foto: Secretaria da Saúde || Fonte: Secretaria da Saúde

 

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (19), o 1º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional com a temática "Saúde da População Negra é Direito, é Lei: Racismo e Discriminação Fazem Mal à Saúde".

Na abertura do Encontro, participaram da mesa de autoridades o Secretário Geral de Governo, Horacio Dávila; a Secretária de Saúde, Natália Steinbrenner; o Presidente do Legislativo, Vereador Itacir Soares; o Chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no RS e militante do Movimento Negro, Stênio Dias Rodrigues; a Coordenadora Regional de Saúde para a População Negra, Gisele Pedroso; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Malater; a Coordenadora do Comitê Municipal de Saúde da População Negra; Elizabeth Aquino Santana; e a representante da Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada, Maria Leci Vaqueiro.

 

Ao fazer uso da palavra, a Secretária Natália Steinbrenner salientou que essa luta contra o racismo institucional iniciou em 2013, quando o Governo Municipal aderiu ao programa “Racismo Institucional na Atenção Básica” e culmina, hoje, com a realização desse primeiro encontro.

O Secretário Geral de Governo, Horácio Davila classificou o momento como extremamente importante principalmente pela retirada de direitos que está sendo vivenciada no país atualmente. “São em encontros como esses que a garantia de direitos na saúde e cidadania tem sua importância evidenciada e este é o caminho para que avancemos neste sentido”, destacou.   

Também participaram do encontro o Vereador e Líder do Governo na Câmara, Dagberto Reis (PT); o Vereador Aquiles Pires (PT); e vários representantes estaduais e federais de entidades relacionadas ao tema.

Nesta sexta-feira (20), no auditório do Corpo de Bombeiros, o evento continuará com palestras direcionadas aos trabalhadores da saúde e culminará com a instituição do Comitê Municipal da Saúde da População Negra.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.