Prefeitos de cidades fronteiriças discutem políticas públicas em Rivera

Publicado em 25/01/2011 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita

O prefeito de Sant'Ana do Livramento, Wainer Machado, participou na manhã de ontem, do encontro de Intendentes, evento que reuniu prefeitos do Brasil e do Uruguai. Prefeitos de cidades de Fronteira, a exemplo de Sant'Ana do Livramento e Rivera, buscaram, através do encontro, debater temas que são comuns em cada um dos municípios participantes.

Sant’Ana do Livramento

Em seu discurso de abertura, logo após a palavra do presidente Pro Tempore do FCCR, Juan Ignacio Livieres, Wainer Machado falou para um grupo seleto, e atento que compôs a mesa preparada no interior do clube Uruguai, o prefeito santanense ressaltou a integração e destacou a forma integrada como tem sido realizados alguns trabalhos entre a Intendência de Rivera e o Palácio Moysés Vianna. "Estamos buscando, através de projetos, juntamente com o intendente de Rivera, viabilizar projetos junto ao FOCEM, para qualificar a nossa gente. Espero que o trabalho aqui executado possa ser revertido em prol das comunidades de Fronteira", frisou. A seguir, tiveram início os debates sobre os temas da pauta que previa a troca de informações sobre projetos vinculados a governança fronteiriça, entre eles o projeto denominado Governança fronteiriça para o fortalecimento das capacidades dos governos do Mercosul.

Interligaçao

A seguir, às 11h20, foi a vez do repasse de informações sobre o projeto de construção da estrada que ligará a cidade de Bagé (Brasil), até a cidade de Minas de Corrales (Uruguai). A explanação ficou à cargo do prefeito Luis Eduardo Colombo (Dudu).

Aquífero

Proteção de afluentes do Aquífero Guarani com fontes de financiamento do FOCEM para a preservação de recursos hídricos, também fez parte da pauta dos debates que ocorreram no Clube Uruguai no centro de Rivera.Durante o encontro, intendentes e Prefeitos reforçaram a necessidade de aprofundar os debates com as novas autoridades do Rio Grande do Sul, para que políticas específicas voltadas às cidades de Fronteira, possam ser efetivadas e os resultados possam beneficiar um número cada vez maior de pessoas.

Educação

O evento discutiu ainda, temas como educação em cidades de Fronteira e o desenvolvimento social, tema que deverá ser marca presente nos encontros futuros a serem protagonizados pelos gestores dos municípios que participaram do evento.

Zona rural

O econtro teve ainda, a apresentação do projeto de desenvolvimento transfronteiriço tendo como alvo central as escolas rurais. A explanação ficou à cargo do representante do Insituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Nestro Eulacio.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.