Prefeitura e Unipampa assinam convênio para ensino à distância

Publicado em 28/02/2011 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita

O prefeito Wainer Machado disse estar muito satisfeito com a assinatura do convênio de cooperação firmado entre a Unipampa e a Prefeitura de Sant'Ana do Livramento, para o funcionamento do Polo Municipal do Sistema da Universidade Aberta do Brasil em Educação a Distância (EAD/UAB). A parceria se desenvolverá na execução conjunta de tarefas, a colaboração temporária de pessoal e o compartilhamento no uso de equipamentos e instalações, ou prestação de serviços técnicos de uma das partes à outra.
Conforme os termos do acordo, isso irá oportunizar a troca de experiências e a realização de trabalhos colaborativos entre os dirigentes, professores, técnico-administrativos e alunos da Unipampa e do Polo EAD/UAB de Sant'Ana do Livramento, instalado em dependências da Universidade. "É excelente porque vamos potencializar o investimento do município em benefício da UAB e da Unipampa", comentou a reitora Maria Beatriz Luce após a assinatura com o prefeito Wainer Machado.
O ato se deu durante o último dia do IV Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente da Universidade Federal do Pampa, o qual contou com a presença de professores convidados de universidades gaúchas e de todo o Brasil para oficinas e palestras focadas no aperfeiçoamento pedagógico e na formação continuada dos docentes da Instituição. Cerca de 500 docentes, entre pioneiros na Unipampa e recém nomeados, participaram durante os dias 23 e 24 de fevereiro de atividades realizadas em Livramento.
A palestrante da última tarde, professora Terezinha Rios, abordou a "Ética na avaliação" e ilustrou sua fala com diversas situações cotidianas vividas pelos docentes na sala de aula. "O que a gente ensina quando a gente avalia?", questionou. Ela ressaltou a importância de se refletir constantemente sobre a própria prática, e de como falar em ética, implica em falar de uma vida digna. Para a docente da Universidade Nove de Julho, a ética envolve um olhar crítico que problematiza os valores das ações e avaliações, desde o elogio à roupa de um colega até a avaliação da aprendizagem. Para concluir sua fala, ela citou Nietzsche, motivando os professores da Unipampa a refletirem seu fazer. "Para quem tem um 'para quê', o 'como' fica muito facilitado", afirmou.
Para encerrar o evento, a produção cultural da Universidade preparou show com a cantora Maria do Carmo Soares de Lima, filha de um uruguaio e uma brasileira, nascida em Montevidéu e com a história ligada à fronteira. Ela animou o público ao interpretar canções do folclore rioplatense e da música gaúcha.
 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.