NASF promove discussão em palestra do “Setembro Amarelo”

Publicado em 26/09/2018 || Foto: Departamento de Comunicação e estratégia || Fonte: Departamento de Comunicação e estratégia

O Salão Nobre da Prefeitura sediou nesta quarta-feira (26), uma importante reflexão sobre o suicídio e a depressão, na palestra “Suicídio e Automutilação: No Labirinto da Vida sempre há uma saída”. Ligada as atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a palestra foi organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e lotou as dependências do Salão.

Há poucos dias do Dia Municipal de Prevenção a Depressão, celebrado no dia 30 de setembro, a palestra contou com um público formado por estudantes e servidores da saúde e da educação. Na mesa de abertura, o prefeito Ico Charopen destacou a importância do diálogo para a cura da depressão.

Também estiveram presentes na abertura, o secretário de Saúde, Sergio Aragon; a coordenadora do CAPS, Caroline Alves Gomes e a coordenadora do NASF, Ana Paula Riefel Vieira, que destacaram a atuação dos técnicos da Saúde no tratamento a casos de depressão e na prevenção de suas consequências, como o suicídio e a automutilação.

Autora do projeto de lei que criou o Dia Municipal de Prevenção a Depressão, a vereadora Marcia da Rosa apresentou seu depoimento pessoa, baseado na luta de alguém que superou a depressão.

Após a abertura, a palestra foi ministrada pela psiquiatra Ana Carolina Gaspar Seganfredo e pela psicóloga do NASF, Flávia Pires, destacando como a depressão se manifesta e como prestar auxílio às pessoas neste tipo de situação, bem como os sinais que alertam para o suicídio.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.