Agroindústrias santanenses contabilizam 400 empregos diretos e indiretos

Publicado em 08/06/2011 || Foto: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários || Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários
Na manhã de terça-feira, o prefeito Wainer Machado, juntamente com o secretário de agricultura, Grégorio Heredes, e os técnicos Ariel Duarte e Paulo Reck, o secretário municipal de Desenvolvimento, Sérgio Aragón, o vereador Nelmo Oliveira e o presidente da Unimev, Guilherme Alves Pinto, recebeu os recursos do convênio entre a Prefeitura e a cooperativa dos Médicos Veterinários (Unimev), onde são prestados os serviços de RT pelo médico veterinário Gilázio Muller, a primeira agroindústria que foi beneficiada com o convênio, a Associação Santanense de Apicultura, presidida pelo militar da reserva, Mário Edemar Forgiarini.
O coordenador do serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura, médico veterinário Ariel Duarte Lima, destacou os objetivos desta parceria do município com a Unimev, na qual, no ano passado, a Câmara de Vereadores havia aprovado o incentivo para as agroindústrias de produtos de Origem Animal.
Com esta Lei de Incentivo, cada agroindústria de pequeno porte ou microempreendedor que esteja adequado às normas exigidas pode ser beneficiado com um responsável técnico pelo município, que estão gerando cerca de 400 empregos diretos e indiretos.
"E ainda existem 36 agroindústrias no município que solicitaram registro definitivo e outras o provisório, que já estão gerando empregos e renda na cidade" - finaliza Ariel. O presidente da Unimev, Guilherme Alves Pinto, enfatiza que Livramento é o primeiro município no Rio Grande do Sul a fazer o convênio com a cooperativa. "Isto demonstra a preocupação do gestor do município em colocar na mesa produtos com segurança alimentar para a população" - acrescentou o presidente da entidade dos médicos veterinários.
O presidente da Associação dos Apicultores também salientou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido para que as agroindústrias familiares locais sejam beneficiadas com projetos desta natureza, já que são pelo menos, 80 famílias que estão atuando de maneira formalizada, com uma produção considerada entre as maiores do estado.
Outros empreendimentos estão sendo implantados no município, como agroindústrias de queijo, em região próxima à BR-158, que estão recebendo o apoio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através dos técnicos da Secretaria de Agricultura, que buscam qualificar os autores da economia primária, para que tenham condições de buscar a competividade junto ao mercado local, e até de outras regiões do país, através do planejamento para inserir o município dentro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Clique no ícone para ver o arquivo

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.