Prefeito participa de reunião em Montevidéu

Publicado em 07/07/2011 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
Nesta quarta e quinta- -feira, 06 e 07/07, respectivamente, o prefeito Wainer Machado participa da VII Reunion de Cooperacion y Desarrollo Fronterizo Uruguai - Brasil, com a participação de prefeitos e intendentes das cidades gêmeas de fronteira, realizado na sede do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu. O objetivo do encontro é de ajustar a legislação nas zonas de fronteira. "Precisamos concretizar o Mercosul, derrubando barreiras e gerando uma integração de fato, principalmente na fronteira, onde a população dos países não reconhece a divisão. Precisamos de um regime especial para atender esta população, de modo que a burocracia não impeça a interação dos países. Temos que facilitar a vida de quem vive na fronteira", afirmou Wainer Machado.
O prefeito reiterou pedido ao Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Roberto Conde, de que o país agilize mecanismos para o desembaraço das exportações, via Balcão.
"O comércio brasileiro sofre com essa falta de integração do Uruguai", afirmou o prefeito. Outro tema que esteve em pauta na reunião foi o cumprimento do acordo entre o Brasil e o Uruguai para a prática da medicina por profissionais formados no Uruguai. "Estamos solicitando para que os órgãos representativos de classe intercedam junto ao seu governo para agilizar esse processo, que já está previsto desde 2004. É necessário que as autoridades uruguaias ajam para que os profissionais qualificados possam trabalhar na zona de fronteira, sem riscos à pratica da profissão no Brasil", afirmou Wainer.


O prefeito também pediu ao Parlamento do Mercosul agilidade na transformação do Aeroporto de Rivera em Binacional.
"Essa é a integração que desejamos e necessitamos. O Mercosul tem de existir na prática, sem embaraços, permitindo o livre trânsito dos cidadãos do bloco, sem burocracia. Com a transformação do aeroporto em Binacional, teremos outro acesso importante a nossa cidade, facilitando, assim, a vida do turista e da população da nossa Fronteira", concluiu Wainer Machado. Estiveram presentes à reunião todos os prefeitos e intendentes da fronteira Brasil - Uruguai, além do secretário Afonso Motta. Na parte da manhã, o prefeito Wainer Machado esteve reunido com o vice- -cônsul uruguaio em Sant'Ana do Livramento, Ricardo Duarte, e com o cônsul geral do Brasil em Rivera, Vitor Gobato. Em pauta, o tratamento de resíduos sólidos, através de recursos disponibilizados pelo Fondo de Conversion Econômica do Mercosur-FOCEM; o aeroporto binacional e o cumprimento de acordos já assinados.


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.