Equipe do CAPS do Município participa do XXIII Curso de Inverno no hospital Mãe de Deus

Publicado em 14/07/2011 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
A equipe do CAPS - Centro de Convivência, que tem a coordenação de Silvia Teixeira Lopes, juntamente com os servidores da instituição, Maria de Lourdes Garagorry, Vanessa Alvez da Silva, Alessandro Aguirre e Ronaldo Cardoso, participaram entre os dias 4 e 8 de julho, do XXIII Curso de Inverno de Atualização em Dependência Química, junto ao Hospital Mãe de Deus, na capital do Estado, tendo como temas principais o álcool e o tabaco, visto que a dependência química inicia por estas duas drogas, evoluindo para o uso de drogas ilícitas como maconha, crack, cocaína, ecstasy.
Durante o curso, foram abordados os seguintes temas: Conceitos em dependência química e características das substâncias psicoativas, genética em dependência química, estudos atualizados sobre o tema, abordagem e psicodinâmicas com adolescentes, abordagem e manejo do usuário, comorbidades psiquiátricas em dependência química, entrevista motivacional a usuários de substâncias psicoativas, tratamento farmacológico em dependência química, alterações neuroquímicas de dependentes, prevenção à recaída, codependência e tratamento de familiares de usuários.
Este evento contou com o apoio da Associação de Incentivo à pesquisa em álcool e drogas (FIPAD) e do Hospital Mãe de Deus - Unidade de Dependência Química, onde palestraram o Dr. Sergio de Paula Ramos, Dr. Angelo Campana, Dr. Carlos Salgado, Drª Renata Brasil, Dr. Felix Kessler, Drª Ana Cecilia Marques, Drª Fernanda Lia de Paula Ramos, Consultor em Dependência Química, Arnaldo Woitowitz.
A equipe multidisciplinar do CAPS vem buscando se capacitar com o intuito de atender à grande demanda municipal de usuários de substâncias psicoativas. Cabe ressaltar que o atendimento à dependência química no CAPS é realizado nas terças e quintas-feiras, sendo pela manhã atendimento médico psicológico e à tarde os grupos de autoajuda, no horário das 14h30 às 15h30.


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.