João Pessoa recebe demarcação da Ciclovia

Publicado em 04/08/2011 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
Tiveram início, na tarde de ontem, as atividades de demarcação do local que deve receber uma Ciclovia, na avenida João Pessoa. A sinalização, em um primeiro momento, está sendo feita com a demarcação de onde posteriormente deverão ser colocados os tachões que separam a pista de rolagem da futura Ciclovia. O prefeito Wainer Machado acompanhou pessoalmente o início das atividades, e destacou que os motoristas devem estar atentos, "pois o local sinalizado, apesar de ser junto ao acostamento, não é para estacionamento e sim, uma ciclovia". O trabalho, na tarde de ontem, além da pintura, consistiu na retomada do local público onde estavam colocados os trailers na avenida João Pessoa, próximo ao prédio do edifício Panorama.
Sobre a questão dos ônibus de turismo estacionarem junto ao Cerro do Marco, local de início da Ciclovia, Wainer destacou: "o maior fluxo de ônibus é aos fins de semana e a expectativa que temos de uso aqui é de dias de semana, quando as pessoas se deslocam de casa para o trabalho e vice- -versa, um uso diário". Portanto, a administração não acredita que isso possa causar algum problema. O prefeito acrescenta que ao longo da via devem ser colocadas lixeiras para que as pessoas criem o hábito de descartar os materiais em locais adequados. "Buscamos a colaboração dos comerciantes locais com o intuito de colocar lixeiras ao longo do percurso e, principalmente, aqui no local onde os ônibus estacionam e se aglomera um grande número de pessoas", declara.
A Ciclovia inicia em frente ao prédio Panorama e tem extensão de 2,4 mil metros, até o encontro da avenida Tamandaré com a avenida Hector Acosta. A expectativa é de que em 30 dias a comunidade já possa desfrutar do local. "Em um mês pretendemos estar com o local pintado, sinalizado com os tachões e com a comunidade fazendo o uso dela, conforme esperamos", anuncia Wainer. O mandatário já entrou em contato com os proprietários dos estabelecimentos comerciais e destacou que obteve deles uma resposta positiva quanto à remoção dos dois trailers do local. "Eles sabem que necessitam sair e vão colaborar voluntariamente, um já deve sair nesta quinta e o outro irá remover o seu estabelecimento do local em breve", acrescenta.

Sobre a obra

A recuperação da avenida João Pessoa parte de uma emenda de autoria da então deputada Emília Fernandes, que destinou R$ 880 mil para a obra, com contrapartida de cerca de R$ 100 mil da prefeitura. "É uma obra de quase um milhão de reais, que inicia na esquina das ruas Rivadávia Corrêa e João Pessoa e se estende até a Tamandaré com a Hector Acosta. Esta recuperação era um sentimento de igualdade que a comunidade santanense esperava ter para com a vizinha e irmã, Rivera, que há alguns anos havia recuperado o lado uruguaio da Fronteira. Temos quase que uma ciclovia internacional", destaca o prefeito.

Apelo aos motoristas

Wainer chamou atenção à questão desta ser a primeira ciclovia da cidade - o que em si já é um processo de educação. "Nós precisamos que os motoristas se respeitem mutuamente, não só neste espaço, mas em todas as vias da cidade. Todos nós, em algum momento, somos pedestres. No volante somos motoristas. Nós somos agentes passivos ou ativos no trânsito. Então, espero que os motoristas possam respeitar a sinalização e fazer uma condução adequada, evitando acidentes", finaliza.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.