Prefeitura participa de evento do Programa de Olivais do Pampa em Bagé

Publicado em 30/12/2011 || Foto: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários || Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, participou do evento que aconteceu nos dias 15 e 16 /12, na cidade de Bagé, sendo o 1º Seminário de Olivicultura, com as ações do “Programa Brasil Próximo: cinco Regiões Italianas para o desenvolvimento local integrado no Brasil, valorização da cadeia produtiva do azeite extra virgem de oliva em Bagé, região rural – Rio Grande do Sul”.

 

Este convênio foi celebrado entre a Presidência da República Federativa do Brasil e o Ministério dos Assuntos Exteriores da Itália, com a Prefeitura Municipal de Bagé, visando apoiar o “Projeto de instalação e acompanhamento de unidades produtivas da região, e a capacitação e treinamento de pequenos produtores, técnicos de cooperativas e entidades privadas, envolvidos no desenvolvimento da cultura de oliveira – Programa Olivais do Pampa/Brasil Próximo”.

O evento foi desenvolvido no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e com a participação da coordenadora do Projeto Olivais do Pampa/Brasil Próximo e da Secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores. O mesmo foi realizado em duas etapas divididas nos dois dias de evento, sendo no dia 15 a cerimônia de abertura e palestra técnica e no dia 16 o dia de campo na propriedade de Vitor Nunes.

Um dos objetivos principais do evento era realizar adesão e assinatura do termo ao convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Bagé e os demais municípios da região, que receberam, através do programa, unidades produtivas com pomares de Oliveiras, sendo eles, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, Bagé, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Pinheiro Machado.

Na oportunidade, o prefeito Wainer Machado foi sendo representado pelo engenheiro agrônomo Roberto Machado Braz, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SMAPA, que foi designado para gerir a unidade produtiva do Projeto em Sant’Ana do Livramento.

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SMAPA, gerida pelo secretário Gregório Martins Heredes, tem a Fruticultura (atividade onde se inclui a Olivicultura), como uma das atividades foco de trabalho. E, por isso, fez questão de participar destes projetos, juntamente com a Prefeitura de Bagé, para buscar um trabalho coletivo e regional, na busca de alternativas de desenvolvimento econômico para os produtores locais.

Segundo o engenheiro agrônomo Roberto M. Braz, a cultura da Oliveira, dentro do sistema produtivo de uma propriedade rural, pode servir como uma excelente alternativa de diversificação de produção, auxiliando, após o início da colheita, no incremento de renda para os agricultores e produtores, sejam eles familiares ou empresariais.



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.