Prefeito cria Grupo de Trabalho para debater Plano de Resíduos Sólidos

Publicado em 29/01/2013 || Foto: Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana || Fonte: Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana

Entidades como a OAB, Unipampa, Ministério Público e Uergs serão convidadas a participar

A sustentabilidade urbana ocupa um papel de destaque no atual governo municipal. Não é sem tempo: hoje sabemos que a maioria dos santanenses depende em boa medida, de políticas públicas, de diferentes setores da administração, que levem em conta os aspectos ambientais. Embora temas como o desmatamento, as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e a agricultura sustentável continuem a ser prioritários, não podemos esquecer  do lixo, que é um dos principais problemas ambientais, não só do município mas de todo o País.  Para o prefeito Glauber Lima, a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada por meio da Lei nº 12.305/10 tornou-se uma prioridade. Para isso o mandatário está constituindo um Grupo de Trabalho composto por Secretarias Municipais, OAB (Ordem dos Advogados Brasil), Ministério Público e as Universidades locais para discussão sobre o assunto. “Sabemos da importância desse Plano, por isso estamos contatando a sociedade civil para formarmos um grupo de trabalho junto com as secretarias da Administração, Serviços Urbanos e Planejamento com o objetivo de encontrarmos uma alternativa local.”_ disse o prefeito

Coleta coletiva
“Um dos objetivos da lei é acabar com os lixões e implantar uma coleta coletiva até 2014, por isso estaremos reunindo com esse grupo e com certeza iremos encontrar uma solução, não temos lixões, mas precisamos definir se vamos fazer um consórcio intermunicipal ou teremos uma destinação local desses resíduos sólidos”- comentou o prefeito destacando que manteve na manhã de ontem uma reunião com o intendente de Rivera, Marne Osorio, onde um dos temas debatidos foi a destinação do lixo e a possibilidade da criação de uma usina Binacional de Reciclagem.
O prefeito também destacou que “essa mesma lei estabeleceu que,  a União apenas poderá firmar convênios e contratos para o repasse de recursos federais para estados e municípios, em ações relacionadas com esse tema, se os municípios  tiverem formulado seus planos de gestão de resíduos sólidos, por isso estaremos abrindo uma discussão com esse grupo de trabalho para encontrar a melhor alternativa”.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.