TURISMO :: Centro de Atenção ao Turista será implementado em breve ::

Publicado em 27/02/2013 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
O prefeito municipal Glauber Lima junto a secretária de turismo Denise Toledo  estiveram na sexta-feira participando da reunião promovida pela Secretaria do Turismo do RS (Setur). O evento reuniu representantes das cidades que compõem a Linha de Fronteira com o Uruguai e Argentina para tratar dos Centros de Atenção ao Turista (CATs) no Rio Grande do Sul. O encontro, ocorrido  em Porto Alegre, teve o objetivo de apresentar aos municípios contemplados o projeto dos CATs, elaborado em conjunto com a Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP).
De acordo com a secretária do Turismo, Abgail Pereira, os CATs funcionam como estratégia de gestão, e a Setur aposta na perspectiva da criação das condições de atendimento e não apenas na prestação de informações. "Um Centro de Atenção ao Turista, na nossa concepção, não se resume apenas em informação, mas sim, em acolher o turista e fazer um receptivo qualificado", salientou. 
O projeto de Infraestrutura Turística Receptiva na Linha de Fronteira, da Setur, propõe a requalificação e reforma de dois Centros de Atenção ao Turista, localizados no Aeroporto Salgado Filho e na Rodoviária de Porto Alegre; a construção de um CAT na Região Metropolitana; a construção de outros nove CATs nos municípios de linha de fronteira com Uruguai (Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Aceguá e Santana do Livramento) e Argentina (Uruguaiana, São Borja, Porto Mauá e Porto Xavier); e o desenvolvimento de um sistema de informação integrado com vistas à quantificação e acesso facilitado as informações turísticas do Estado.
Os centros também estarão ligados a uma central na Setur, ou seja, terão um canal direto de comunicação. Está previsto ainda que os espaços tenham totens para que os visitantes possam interagir com os sites institucional e promocional da secretaria. "É de grande importância a presença dos municípios na reunião, para que todos compreendam a concepção da Setur referentes aos CATs, do ponto de vista da qualificação, da estruturação e, consequentemente, da promoção de cada região turística do Estado", salientou Abgail.
O encontro, realizado no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), oportunizou que os municípios com seus respectivos representantes presenciassem a apresentação do projeto arquitetônico dos Centros de Atenção ao Turista (CAT\'s) elaborado pelos arquitetos da SOP Lisiane Gomes, Felipe Reck e Leopoldo Constanzo Filho, em conjunto com a Setur. "Para a SOP é uma satisfação ter essa parceria com a Setur e ser responsável pelo projeto arquitetônico dos CAT\'s no Estado" ressaltou a arquiteta Lisiane Gomes.
O prefeito Glauber Lima salientou a importância da implementação do CAT no município como forma de fomentar o turismo local. “Com o CAT estaremos qualificando o atendimento aos turistas que ingressam em solo brasileiro e também faremos distribuição de folheterias com os pontos turísticos do município bem como serviços de hotéis e restaurantes da fronteira. É uma oportunidade de diversificação e geração de emprego e renda além de estimular o fortalecimento do turismo local”- comentou.
 


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.