Prefeitura e parceiros promovem 1º Congresso Apícola

Publicado em 16/08/2013 || Foto: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários || Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários
Evento visa discutir mudanças na produção de mel na fronteira
 
Acontece neste final de semana, dias 16, 17 e 18 de agosto o 1º Congresso Binacional Apícola, no Hotel Rivera Casino Resort, em Rivera. O evento que é uma parceira dos governos brasileiro e uruguaio, com a efetiva participação da Prefeitura de Livramento, através das Secretarias de Turismo e Agricultura, visa promover a produção de mel relacionado ao eucalipto, bem como esclarecer os efeitos do agrotóxico sobre a produção de mel e de que forma as políticas públicas podem colaborar para o desenvolvimento do setor apícola no Brasil e no Uruguai. Segundo informação dos organizadores centenas de pessoas são aguardadas, público que abrange  produtores, extensionistas e especialistas em apicultura. 
 
Mudanças
Segundo especialistas,  há mais de 30 anos, a produção de eucaliptos vem tendo espaço em Rivera e com ela algumas mudanças são sentidas pelos apicultores da região, pois a produção relacionada ao eucalipto produz em média  40 quilos por colmeia, o que fica bem acima da produção em vegetação nativa, que fica entre 20 e 30 quilos por colmeia. Essa mudança na matéria-prima para as abelhas tem acarretado problemas nutricionais para os insetos devido à deficiência de alguns aminoácidos. Estima-se que no município de Santana do Livramento, durante a florada dos eucaliptos, são deslocadas cerca de 30 mil colmeias para a região da linha divisória onde se localizam estas florestas. Livramento é hoje a cidade maior produtora de mel do Rio Grande do Sul e terceira do Brasil. Rivera é a cidade que mais produz mel no Uruguai. A promoção do Congresso Binacional Apícola é da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santana do Livramento, Associação Santanense de Apicultores, Embrapa Uva e Vinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ministerio de Ganadería Agricultura y Pesca, Facultad de Ciencias (Udelar), Intendência de Rivera, Instituto de Investigaciones Biológicas Clemente Estable (IIBCE), Grupo Apícola Tranqueras, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria e Comunidad Rural Cerro Pelado.
 


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.