6º Seminário Rumos da Bacia Leiteira inicia na próxima semana

Publicado em 03/10/2014 || Foto: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários || Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários
 A expansão da cadeia leiteira de Sant\'Ana do Livramento, nos últimos anos, se deve  ao trabalho coletivo, união de esforços e busca da organização dos produtores envolvidos, consequência da implantação, no município, do Arranjo Produtivo Local do Leite – APL do Leite, a partir do ano de 2009. Este arranjo congrega diversas entidades que o compõem, incluindo poderes públicos municipais e estaduais, entidades financeiras, universidades, associações e cooperativas de produtores, agroindústrias, instituições de assistência técnica e extensão rural, instituições de pesquisa, como Prefeitura Municipal de Sant\'Ana do Livramento, representada no APL do Leite pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SMAPA; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR; EMATER/ASCAR-RS; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA; Cooperativa de prestação de serviços técnicos – COPTEC; Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense; Cooperativa Regional dos Assentados da Reforma Agrária – COPERFORTE; Cooperativa dos pequenos produtores de leite de Sant\'Ana do Livramento – COOAPLESA; Associação dos criadores de gado leiteiro e produtores de leite de Sant\'Ana do Livramento; Agroindústria SKYLAB; Agroindústria DANBY COSULATI; e Banco do Brasil.

 

Segundo a Secretaria Silvia Carambula, titular da pasta da Agricultura, uma das principais ações do APL do Leite é a realização anual, do Seminário Rumos da Bacia Leiteira, que chega a sua 6ª edição em 2014. Neste evento, são debatidos temas relacionados ao setor leiteiro, incluindo novas tecnologias disponíveis, nutrição e saúde animal, produção de forragens, novos equipamentos, qualidade e higiene na ordenha, mas principalmente, ao final do evento, o intuito é gerar através da união das entidades e seus representantes os encaminhamentos para a busca pela resolução de problemas encontrados pelo setor e os produtores, relacionados a preço pago pelo produto “leite”, melhoramento genético dos animais, agro industrialização e mercado lácteo em geral. “O evento também serve como ponto de encontro para os produtores espalhados pelas diversas regiões do município, que aproveitam a oportunidade para a realização de troca de experiências relacionados a produção de leite e criação de animais”, destacou.

 

A programação do Seminário é estruturada durante o ano nas reuniões realizadas pelo grupo gestor do APL, ficando definida, geralmente, no mês que antecede o evento. Nesta 6ª edição, a programação é muito interessante e contará com palestrantes experientes, de entidades locais e regionais e que abordarão diversos temas relacionados ao setor lácteo.

 

Mais informações a respeito do evento podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo telefone (55) 3968-1123 ou e-mail dta.agricultura@gmail.com, com o grupo gestor do APL do Leite pelo e-mail aplleite.livramento@gmail.com ou ainda, com as entidades que compõe o APL.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.