Prefeitura implanta sistema para emissão de certidões e guias on-line
Com as certidões on line, público na Secretaria da Fazenda deverá reduzir e o atendimento será agilizado
Secretária Municipal da Fazenda, Claudia Arce
O mês de dezembro será para ajustes e cadastramento de contribuintes no Cidadão on Line
Hospedado no site da Prefeitura (www.sdolivramento.com.br), o novo sistema leva o nome de Cidadão on Line e permitirá que o próprio contribuinte faça a emissão de certidões negativas, e guias de IPTU – sem a necessidade de deslocamento até a Secretaria da Fazenda.
Conforme a secretária da Fazenda Claudia Arce, “o prefeito Glauber Lima solicitou uma atenção especial no que se refere ao atendimento e modernização dos equipamentos por isso foram realizados investimentos com a compra de novos computadores e iniciado o processo de informatização das certidões”.
No mês de dezembro a Secretária destaca que estarão sendo realizados os cadastros de contribuintes. “Vamos habilitar no novo sistema o maior número possível de contribuintes e empresas que costumam emitir certidões negativas. Para renovar o cadastro o cidadão deverá acessar o site da Prefeitura e, lá, clicar na opção serviços on line, nesse link do Cidadão on Line o sistema irá solicitar uma senha para acesso. O processo é rápido e fácil, e estará disponível a partir do dia 10 de dezembro. De posse da senha, o acesso será imediato- disse a secretária. “E com a grande vantagem: o contribuinte recebe o documento que necessita livre de taxas”. Atualmente, são cobrados R$ 12,40 pela emissão de cada guia ou certidão, emitida no guichê da Sefaz. Fazendo o processo pela internet, o contribuinte fica livre do recolhimento desta taxa. “E sem contar que o processo ganha mais agilidade e comodidade para o contribuinte”- avaliou.
O novo sistema também vai agilizar os trabalhos da Fiscalização Tributária. Segundo o fiscal Luis Eduardo Ibarra Severo, a Prefeitura emite, anualmente, cerca de 5.400 certidões. Com o novo sistema, o número de contribuintes que terá necessidade de procurar os guichês da Secretaria da Fazenda deverá reduzir e o atendimento será agilizado.
O prefeito Glauber Lima ao comentar sobre o tema enfatizou a importância da desburocratização do serviço público. “É mais uma ferramenta que trará economia para os cofres públicos e beneficiará imensamente os empresários, contadores e população em geral que não precisarão se dirigir até a Secretaria da Fazenda, para ter em mãos uma certidão negativa. Essa nova plataforma online faz parte do processo de modernização e informatização dos serviços oferecidos pela Prefeitura ao cidadão, oportunizando mais comodidade aos santanenses”.
O interessado em se habilitar no novo sistema, que estará disponível no dia 10 de dezembro, e que precisar de mais informação, pode ligar para o número 3968 1016 para mais informação.
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