Prefeitura e Eletrosul lançam 2ª edição do Atlas Eólico

Publicado em 23/03/2015 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
 Em ato realizado na noite desta segunda-feira, dia 23, a Prefeitura Municipal e a Eletrosul lançaram a segunda edição, revisada e atualizada, do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul.
O novo Atlas Eólico do Rio Grande do Sul é resultado de uma parceria entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e a Eletrosul. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 634 MW instalados em 23 parques eólicos. Em função dos leilões de energia já realizados, até 2018 o Estado terá potência instalada de 2.053,9 MW, em 91 parques – totalizando um investimento de R$8,6 bilhões.
Ao fazer uso da palavra, o Líder do Governo na Câmara e, na oportunidade, representante do Poder Legislativo, Dagberto Reis, elogiou o santanense Ronaldo Custódio por seu talento, capacidade e visão. “Este é um momento muito importante, pois o atlas demonstra a expansão da energia eólica no Estado como uma alternativa limpa e renovável”, destacou.
A Ex-Senadora, Ex-Ministra e Presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes, destacou o momento como significativo para o município, o Estado e o País, já que a energia eólica “é um grande projeto nacional resgatado nesse país há 10 anos e que tornou-se referência para o país e exterior, resultado do conhecimento técnico, vontade política e desejo de fazer a diferença na construção de um país forte”, frisou.
O Prefeito Glauber Lima atentou para a competência e qualidade dos estudos dos pesquisadores na projeção do desenvolvimento futuro. “Temos orgulho de ver Sant’Ana do Livramento inserida nesse material que apresenta a prospecção da potencialidade eólica do Rio Grande do Sul que orientou a instalação dos primeiros parques eólicos no Estado, além de orientar pesquisas de outros”, enfatizou.
Após, Ronaldo fez uma detalhada apresentação da segunda edição do atlas, que teve sua primeira publicação em 2002. Entre outros aspectos, o atlas apresenta o potencial eólico por municípios, micro e mesorregiões, com potencial maior que 30MW. Na estrutura encontra-se a caracterização do RS, a climatologia, meio ambiente, energia eólica e tecnologia, metodologia, mapas eólicos, analises e diagnósticos, referências. O Atlas Eólico – 2ª edição, está disponível para download no site www.eletrosul.gov.br e também no site da Prefeitura Municipal www.sdolivramento.com.br.  “A região da campanha tem o maior potencial eólico do estado, 43,2 GW, e entre os 10 municípios melhores colocados nesse aspecto, Livramento está em 4º lugar, com potencial de 7,03 GW”, ressaltou.


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.