Coronavírus: Município estabelece protocolos de atendimento e Prefeita tranquiliza a comunidade

Publicado em 03/03/2020 || Foto: Departamento de Comunicação e estratégia || Fonte: Departamento de Comunicação e estratégia

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (3), a prefeita Mari Machado tranquilizou os santanenses em relação ao Coronavírus (COVID-19). Junto a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Gabriela Formoso e o secretário de saúde, Sergio Aragon, a Prefeita destacou o trabalho de prevenção pensado pelo Executivo. “Queremos passar uma mensagem de tranquilidade à população. Todos os preparativos que estamos fazendo são preventivos, nós não temos nenhum caso suspeito em Sant’Ana do Livramento!”, declarou.
Desde o último sábado (29), o Executivo – em conjunto com as instituições de saúde públicas e privadas do Município, além de representações de Rivera - vem pensando medidas e protocolos de atendimento para possíveis casos. A partir disso, um Gabinete de Crise foi criado especialmente para tratar do tema, sob coordenação da Vigilância Epidemiológica e atuação de servidores da saúde, seguindo orientações da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Ministério da Saúde. 
Com a presença do gestor da Santa Casa de Misericórdia, Valmir Silveira e do médico João Hallex Har Rolim, além do inspetor da PRF, Valmir Souza, a Prefeita ressaltou à imprensa que se confirmado algum caso no município, este será informado exclusivamente pela Prefeitura Municipal, através do Gabinete de Crise. 
 “Se chegar algum caso suspeito, imediatamente esta pessoa será isolada, a Vigilância Epidemiológica será notificada e nós notificaremos o Estado”, explicou a coordenadora da Vigilância. A partir da suspeita, o paciente será submetido a coleta de material no Laboratório de Fronteira e então, encaminhada para isolamento domiciliar ou hospitalar, seguindo os passos estabelecidos pelo Plano de Contingência Municipal. 
Além disso, o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia deverá reservar um espaço para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Pelo menos 18 leitos do Hospital serão destinados para o isolamento de casos graves. De acordo com Gabriela, são considerados suspeitos apenas os casos de pacientes que apresentem febre, tosse ou outros sintomas respiratórios e que tenham viajado para países com casos confirmados ou entrado em contato com pessoas infectadas. 
Ainda no intuito de tranquilizar a população, o Dr. Hallex Rolim destacou o baixo índice de mortalidade da doença, e que casos graves são exceções. A Coordenadora Gabriela ainda frisou a importância de lavar as mãos regularmente, utilizar álcool gel e manter os ambientes arejados como meios de prevenção da doença.


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.