Prefeito exalta Fronteira da Paz e apresenta integração como exemplo em Seminário Internacional

Publicado em 29/05/2014 || Foto: Gabinete do Prefeito || Fonte: Gabinete do Prefeito

“A integração de dois Países” foi o tema abordado pelo mandatário, que salientou atividades realizadas por Livramento em conjunto com Rivera
 

O prefeito Glauber Lima, representou, no último dia 29, a presidência da Frente Nacional de Prefeitos, no Seminário Internacional de Regiões de Fronteiras ‘Desafios para a Integração Transfronteiriça’.

Após participar da abertura do evento, Glauber Lima foi debatedor em palestra para prefeitos, organizações internacionais, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas, com o tema: “A Legislação para Região de Fronteira: Avanços e Desafios”, onde o mandatário abordou as principais ações desenvolvidas junto à cidade de Rivera, no Uruguai.

“É um prazer estar neste magnífico evento que é de suma importância para o desenvolvimento de cidades de fronteira, como a nossa. Temos buscado junto ao intendente Marne, de Rivera, realizar o máximo de ações possíveis dentro dos limites da Fronteira, como, por exemplo, a execução de mais de 09 atividades binacionais, como os consagrados Carnavais, Festivais de Pandorgas e Semana Farroupilha, a maior do nosso Estado”, acrescentou Glauber.

O mandatário expôs aos presentes também as conquistas que a Fronteira da Paz obteve no último período. “Avançamos muito com nossas articulações, que beneficiaram incomensuravelmente a Fronteira, como o 1º Telecentro Binacional, garantimos o primeiro espaço público binacional com Internet gratuita; além da garantia da construção de uma casa para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Cursos Técnicos Binacionais

Em seu pronunciamento, Glauber Lima deu ênfase à integração do IFSul com a UTU,  que se destaca como exemplo  de integração educacional nas fronteiras. O prefeito lembrou a campanha que foi capitaneada por ele para que a cidade tivesse uma Escola Técnica. “Lembro que quando vereador, recorremos ruas e repartições públicas colhendo assinaturas com a finalidade de trazer para Livramento uma escola técnica.  Hoje colhemos os frutos deste sonho junto ao IFSul” declarou.  Glauber também exaltou que os cursos técnicos binacionais desenvolvidos pela instituição junto com a UTU do Uruguai são o maior exemplo de integração de fronteiras, uma vez que os cursos atendem 50% de alunos brasileiros e 50% de alunos uruguaios.

“Fizemos muito para que o instituto fosse instalado na cidade. Lembro que o IFSul começou a ser instalado aos poucos e foi com o excelente trabalho desenvolvido por vocês e pelos profissionais do centro que o fez crescer e receber este destaque que muito nos realiza e nos honra como gestor”, exaltou Glauber.

Concluindo, Lima apontou os desafios para que Livramento e Rivera avancem em seus projetos, como estratégias de ações conjuntas na atenção básica à saúde, o Hospital e o Aeroporto Binacionais.

Entre os temas que foram tratados no evento estão a implementação de uma legislação específica para regiões de fronteira que contemple problemas comuns nas cidades gêmeas, como a nossa, e o estímulo à formação de consórcios intermunicipais transfronteiriços.

Participaram do debate junto ao prefeito, a Ministra do Superior Tribunal Militar e Professora no Mestrado em Direito das Relações Internacionais do UNICEUB, Maria Elizabeth; a Senadora do Paraguai, Lilian Salmentón; o Deputado do Paraná, Dr. Rosinha e Renata Furtado, do Gabinete de Segurança Institucional/PR.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.