Prefeitura e UFPel lançam programa binacional em escolas da rede municipal
Em Livramento, com apoio da UFPel, universidade responsável pela tutoria do município, desde o início do ano o programa vem sendo trabalhado pela coordenação municipal em parceria com as escolas escolhidas como “piloto” para implantação do Programa, sendo as escolas municipais de ensino Fundamental Camilo Alves Gisler e Silveira Martins. Do lado uruguaio, representa o Departamento de Rivera, a Escuela 5.
Nos dias 26 e 27 de Maio ocorreu o I Encontro de Formação Continuada do PEIF, no Verde Plaza Hotel, com a participação do corpo docente de ambas as escolas. Os professores Paulo Ricardo Silveira Borges, Coordenador do PEIF pelo MEC/UFPel, acompanhado dos professores João Luis Rocha Paixão Cortes e Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernándes, foram os responsáveis pelas palestras de formação, com apoio da Coordenadora Municipal do Programa, professora Viviane Maciel de Avila.
O Secretário Municipal da Educação, Mário Augusto Santanna, participou do seminário de formação e destacou a importância do PEIF para a aproximação de ambos municípios fronteiriços no campo educacional, já que os sistemas educacionais de ambos, apesar de distintos, têm em comum o fator da zona de fronteira, dos “doble chapas”, do portunhol e tantos outros aspectos cotidianos que estão presentes no ambiente escolar e devem ser valorizados, estudados e incluídos nos planejamentos curriculares, principalmente, em cidades de Fronteira.
Para a coordenadora Viviane Maciel de Avila, o PEIF será uma oportunidade de incluir Livramento e Rivera num programa de dimensões além fronteiras. A UFPel é uma das dez universidades federais que participam do programa, que até o final de 2013 tinha, do lado brasileiro, o envolvimento de 11 municípios, 17 escolas, 7,5 mil estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e 250 professores. Somando as unidades de ensino de Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que são os vizinhos participantes, são mais 15 escolas.
Para 2014, a intenção é a ampliação do número de escolas, municípios, países, línguas e universidades públicas. A expansão agregará escolas de municípios do Brasil que fazem fronteira com Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa.
Além de formação continuada para os professores, o PEIF também prevê a destinação de recursos para as escolas participantes investirem em projetos internos e de intercâmbio cultural, com os chamados “cruces” entre as escolas dos países vizinhos.
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