Fronteira Criativa estimula criação de mercado cultural nos limites entre Brasil e Uruguai

Publicado em || Foto: Departamento de Comunicação e estratégia || Fonte: Departamento de Comunicação e estratégia

Capacitar produtores culturais, mapear criativos fronteiriços e difundir a produção autoral, realizada por nascidos nas bordas permeáveis entre Brasil e Uruguai, são os objetivos do Fronteira Criativa. Entre as iniciativas desse projeto contemplado no Prêmio Empreendedor Cultural - 3ª Edição, que conta com o patrocínio da RGE Sul, está a realização de uma semana de atividades gratuitas, que ocorre de 5 a 10 de junho em Sant’Ana do Livramento, Rivera e cidades do entorno.

O ciclo de ações, realizadas pelas empresas Muga Cultural, Espiral Comunicação e pelo Coletivo Braguay, inicia com a Semana do Empreendedorismo Cultural (confira programação abaixo). Marcada para o dia 5 de, junho, às 19h, a abertura fica à cargo do publicitário, Leo Prestes que traz “10 dicas para vender uma ideia”. Na sequência, de 6 a 9 de junho, é a vez dos oficineiros, especialistas em suas áreas, compartilharem saberes sobre: produção de festivais de música, desenho estratégico de projetos, divulgação e autogestão.

  Para encerrar os sete dias de programação, em 10 de junho o público participa de um dia inteiro de trocas, incluindo três palestras de pesquisadores da área da cultura e depoimentos de criativos locais. O chamado Encontro da Economia Criativa encerra com um acústico de Banda Língua Mãe, formada por riverenses que cantam em portunhol.  

Oportunidade de empreender

De acordo com a idealizadora do Projeto e produtora da Muga Cultural, Angélica Seguí, a curadoria do Fronteira Criativa foi feita a partir de uma visão da cultura como negócio. “A cultura fronteiriça é única e tem alto potencial para gerar trabalho e dinheiro. Devemos trabalhar com paixão pelas artes, por amor à cultura, mas sem deixar de olhar para ela como uma fonte de renda e de desenvolvimento da comunidade.”, enfatiza Seguí.

Para alcançar as metas, as realizadoras do projeto, propõem iniciativas que se estendem para além do evento e encontram aspectos de gestão cultural, como o registro on line de pessoas que trabalham com criatividade em ambas as cidades, a ser divulgado no site fronteiracriativa.cc. O projeto ainda originará um jornal com todas as informações do evento e uma matéria central sobre economia criativa. Além disso, a cada mês serão produzidas entrevistas com expoentes locais, veiculadas no site e face do projeto.

O periódico terá distribuição gratuita, assim como as palestras e oficinas têm entrada livre. Algumas empresas estão se somando como parceiras do projeto, entre elas: Ripan, Gaffitaé, Germinar Coworking e Hotel Verde Plaza. Outras informações podem ser encontradas no facebook: fronteira criativa ou pelo site fronteira criativa.cc.

 

SERVIÇO

Fronteira Criativa

de 5 a 10 de junho de 2017 em Santana do Livramento

O que: 5 de junho, às 19h -   Palestra de Abertura com Leo Prestes

6, 7,8 e 9 de junho, das 19h às 22h  - Oficinas de capacitação

10 de junho, das 9h30 às 18h - Encontro de Economia Criativa

Inscrições gratuitas

Local Palestras: Sala Cultural. Rua dos Andradas, 682.

Local Oficinas: Germinar Coworking. Av. Daltro Filho, 187.

 

Breve histórico para referência

A primeira Edição do Fronteira Criativa ocorreu em 2016 e foi viabilizada através da conquista do edital #juntospelacultura, concedida à projetos selecionados pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC ) . Durante a primeira edição as idealizadoras da proposta perceberam que faltava oferecer formação aos produtores locais. Criou-se então a versão 2017 do Projeto, incluindo a capacitação e a difusão do trabalho de criativos fronteiriços. As novas metas se somaram aos conceitos base do Projeto, como a popularização dos conceitos da economia da cultura e da economia criativa, o fomento à troca de informações e a valorização da criatividade e inovação.

 

Conheça os palestrantes e oficineiros

LEO PRESTES

Publicitário, com passagem por grandes agências do mercado gaúcho, foi um dos primeiros criativos do país a migrar para uma agência digital. Como diretor de criação, contribuiu para a W3haus se tornar a maior empresa de publicidade digital independente do Brasil.

Palestra: “10 dicas para vender uma ideia”, 19h.

5/6 - Segunda-feira.

 

JOANA DO CARMO

Atriz e produtora cultural com mais de 20 anos de experiência no mercado gaúcho e carioca, participou da produção de grandes eventos como a Bienal das Artes do Mercosul. Atualmente gerencia a carreira do seu espetáculo, a comédia circense "A Mulher do Atirador de Facas”.

Oficina: Produção do Eu sozinho (ou como auto-gerenciar um projeto), 19h.

6/6 - Terça-feira.

 

CORAL MICHELIN

Designer com 16 anos de experiência em áreas da criatividade como design gráfico, publicidade, marketing e artes visuais. Integra o Grupo de Pesquisa Design Estratégico para Inovação Social e Cultural e o SeedingLAB, ambos da Unisinos.
Oficina: Design estratégico de projetos culturais, 19.

7/6 - Quarta-feira.

 

LUCIANO BALEN

Produtor Musical do CD Peregrino – Vencedor do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Eletrônico, Balen também é Diretor geral do Festival Brasileiro de Música de Rua e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Caxias do Sul.  Desde 2013, é gestor da Incubadora da Música da Serra Gaúcha.

Oficina: Produção de Festivais, 19h.

8/6 -Quinta-feira.  


CLARISSA PONT

A Jornalista tem se dedicado a realizar comunicação para projetos culturais. Destaca-se a assessoria de imprensa do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre -FestFotoPoA. Entre 2011 e 2014, atuou na assessoria de imprensa da Sedac RS.  Atualmente integra o Beira – Coletivo Editorial.

Oficina: Divulgação de Projetos Culturais, 19h.

 

9/6 - Sexta-feira.

 

CRISTIANO MAX

Professor do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE, em Novo Hamburgo/RS. Como articulador do setor de Economia Criativa, participa de grupos de desenvolvimento de políticas articuladas com o Governo Federal. É sócio-diretor da desenvolvedora de jogos, Ludema Game Studio.

Palestra Indústrias criativas na América Latina, 10h.

10/6 - Sábado

 

GABRIEL CHATI

Há 11 anos atua na área cultural. Foi produtor de grupos musicais nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro, tem projetos aprovados em editais na área de Patrimônio Cultural e atuou em gestão cultural em diferentes cidades do País. Desde 2012, é docente do curso de Produção e Política Cultural, pela Unipampa de Jaguarão.

Palestra: Desenvolvimento Cultural em Regiões de Fronteira, 15h45.

10/6 - Sábado.

 

PAULA DELGADO

Artista visual e ativista, Paula é mestre em Indústria Cultural pela Goldsmiths de Londres, economista e diplomada em Gênero e Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administração (UDELAR). Atualmente é professora dos cursos "Economia Criativa" e "Cidades Criativas e depois”, na Faculdade da Cultura, da Universidade CLAEH.

Palestra: Uruguai: Criatividade que transforma, 14h.

10/6 - Sábado.

 

Informações e entrevistas:

Produtoras do Projeto Fronteira Criativa

Angélica Seguí - (51) 980 252 424

Amanda Ziani - (55) 991 677 915

Crédito imagem: Juliana Freitas.






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