Fronteira Criativa estimula criação de mercado cultural nos limites entre Brasil e Uruguai
Capacitar produtores culturais, mapear criativos fronteiriços e difundir a produção autoral, realizada por nascidos nas bordas permeáveis entre Brasil e Uruguai, são os objetivos do Fronteira Criativa. Entre as iniciativas desse projeto contemplado no Prêmio Empreendedor Cultural - 3ª Edição, que conta com o patrocínio da RGE Sul, está a realização de uma semana de atividades gratuitas, que ocorre de 5 a 10 de junho em Sant’Ana do Livramento, Rivera e cidades do entorno.
O ciclo de ações, realizadas pelas empresas Muga Cultural, Espiral Comunicação e pelo Coletivo Braguay, inicia com a Semana do Empreendedorismo Cultural (confira programação abaixo). Marcada para o dia 5 de, junho, às 19h, a abertura fica à cargo do publicitário, Leo Prestes que traz “10 dicas para vender uma ideia”. Na sequência, de 6 a 9 de junho, é a vez dos oficineiros, especialistas em suas áreas, compartilharem saberes sobre: produção de festivais de música, desenho estratégico de projetos, divulgação e autogestão.
Para encerrar os sete dias de programação, em 10 de junho o público participa de um dia inteiro de trocas, incluindo três palestras de pesquisadores da área da cultura e depoimentos de criativos locais. O chamado Encontro da Economia Criativa encerra com um acústico de Banda Língua Mãe, formada por riverenses que cantam em portunhol.
Oportunidade de empreender
De acordo com a idealizadora do Projeto e produtora da Muga Cultural, Angélica Seguí, a curadoria do Fronteira Criativa foi feita a partir de uma visão da cultura como negócio. “A cultura fronteiriça é única e tem alto potencial para gerar trabalho e dinheiro. Devemos trabalhar com paixão pelas artes, por amor à cultura, mas sem deixar de olhar para ela como uma fonte de renda e de desenvolvimento da comunidade.”, enfatiza Seguí.
Para alcançar as metas, as realizadoras do projeto, propõem iniciativas que se estendem para além do evento e encontram aspectos de gestão cultural, como o registro on line de pessoas que trabalham com criatividade em ambas as cidades, a ser divulgado no site fronteiracriativa.cc. O projeto ainda originará um jornal com todas as informações do evento e uma matéria central sobre economia criativa. Além disso, a cada mês serão produzidas entrevistas com expoentes locais, veiculadas no site e face do projeto.
O periódico terá distribuição gratuita, assim como as palestras e oficinas têm entrada livre. Algumas empresas estão se somando como parceiras do projeto, entre elas: Ripan, Gaffitaé, Germinar Coworking e Hotel Verde Plaza. Outras informações podem ser encontradas no facebook: fronteira criativa ou pelo site fronteira criativa.cc.
SERVIÇO
Fronteira Criativa
de 5 a 10 de junho de 2017 em Santana do Livramento
O que: 5 de junho, às 19h - Palestra de Abertura com Leo Prestes
6, 7,8 e 9 de junho, das 19h às 22h - Oficinas de capacitação
10 de junho, das 9h30 às 18h - Encontro de Economia Criativa
Inscrições gratuitas
Local Palestras: Sala Cultural. Rua dos Andradas, 682.
Local Oficinas: Germinar Coworking. Av. Daltro Filho, 187.
Breve histórico para referência
A primeira Edição do Fronteira Criativa ocorreu em 2016 e foi viabilizada através da conquista do edital #juntospelacultura, concedida à projetos selecionados pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC ) . Durante a primeira edição as idealizadoras da proposta perceberam que faltava oferecer formação aos produtores locais. Criou-se então a versão 2017 do Projeto, incluindo a capacitação e a difusão do trabalho de criativos fronteiriços. As novas metas se somaram aos conceitos base do Projeto, como a popularização dos conceitos da economia da cultura e da economia criativa, o fomento à troca de informações e a valorização da criatividade e inovação.
Conheça os palestrantes e oficineiros
LEO PRESTES
Publicitário, com passagem por grandes agências do mercado gaúcho, foi um dos primeiros criativos do país a migrar para uma agência digital. Como diretor de criação, contribuiu para a W3haus se tornar a maior empresa de publicidade digital independente do Brasil.
Palestra: “10 dicas para vender uma ideia”, 19h.
5/6 - Segunda-feira.
JOANA DO CARMO
Atriz e produtora cultural com mais de 20 anos de experiência no mercado gaúcho e carioca, participou da produção de grandes eventos como a Bienal das Artes do Mercosul. Atualmente gerencia a carreira do seu espetáculo, a comédia circense "A Mulher do Atirador de Facas”.
Oficina: Produção do Eu sozinho (ou como auto-gerenciar um projeto), 19h.
6/6 - Terça-feira.
CORAL MICHELIN
Designer com 16 anos de experiência em áreas da criatividade como design gráfico, publicidade, marketing e artes visuais. Integra o Grupo de Pesquisa Design Estratégico para Inovação Social e Cultural e o SeedingLAB, ambos da Unisinos.
Oficina: Design estratégico de projetos culturais, 19.
7/6 - Quarta-feira.
LUCIANO BALEN
Produtor Musical do CD Peregrino – Vencedor do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Eletrônico, Balen também é Diretor geral do Festival Brasileiro de Música de Rua e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Caxias do Sul. Desde 2013, é gestor da Incubadora da Música da Serra Gaúcha.
Oficina: Produção de Festivais, 19h.
8/6 -Quinta-feira.
CLARISSA PONT
A Jornalista tem se dedicado a realizar comunicação para projetos culturais. Destaca-se a assessoria de imprensa do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre -FestFotoPoA. Entre 2011 e 2014, atuou na assessoria de imprensa da Sedac RS. Atualmente integra o Beira – Coletivo Editorial.
Oficina: Divulgação de Projetos Culturais, 19h.
9/6 - Sexta-feira.
CRISTIANO MAX
Professor do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE, em Novo Hamburgo/RS. Como articulador do setor de Economia Criativa, participa de grupos de desenvolvimento de políticas articuladas com o Governo Federal. É sócio-diretor da desenvolvedora de jogos, Ludema Game Studio.
Palestra Indústrias criativas na América Latina, 10h.
10/6 - Sábado
GABRIEL CHATI
Há 11 anos atua na área cultural. Foi produtor de grupos musicais nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro, tem projetos aprovados em editais na área de Patrimônio Cultural e atuou em gestão cultural em diferentes cidades do País. Desde 2012, é docente do curso de Produção e Política Cultural, pela Unipampa de Jaguarão.
Palestra: Desenvolvimento Cultural em Regiões de Fronteira, 15h45.
10/6 - Sábado.
PAULA DELGADO
Artista visual e ativista, Paula é mestre em Indústria Cultural pela Goldsmiths de Londres, economista e diplomada em Gênero e Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administração (UDELAR). Atualmente é professora dos cursos "Economia Criativa" e "Cidades Criativas e depois”, na Faculdade da Cultura, da Universidade CLAEH.
Palestra: Uruguai: Criatividade que transforma, 14h.
10/6 - Sábado.
Informações e entrevistas:
Produtoras do Projeto Fronteira Criativa
Angélica Seguí - (51) 980 252 424
Amanda Ziani - (55) 991 677 915
Crédito imagem: Juliana Freitas.
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