Secretário Municipal de Saúde Esclarece

Publicado em 18/10/2011 || Foto: Secretaria da Saúde || Fonte: Secretaria da Saúde

Na manhã de quinta-feira 13/10 o secretário Valmir Silveira visitou o posto médico do CAIC, onde, em contato com pacientes e moradores que utilizam a unidade de saúde no bairro Carolina, esclareceu o funcionamento do programa Terceiro Turno, que é para atender aqueles pacientes que necessitam de consulta médica. A proposta é que, no final da tarde, este posto funcione como um pronto socorro no bairro, evitando assim que as pessoas se descoloquem até o centro para consultar.

O secretário Municipal da Saúde Valmir Silveira enfatiza ainda que o atendimento em horário de 3º turno (noite) nas Unidades do Armour, CAIC e Prado visa atender pacientes que necessitem de Pronto Atendimento Ambulatorial, desafogando o Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia, após às 18 horas, “pois nesse horário muitas vezes as crianças ou pessoas idosas estão mais vulneráveis e é quando que a mãe e pai chegam em casa, e encontram a necessidade de atendimento médico,” afirmou o secretário. “São atendidos em torno de 600 pacientes/mês, portanto, não é marcado a consulta eletiva como está sendo reclamado por algumas pessoas que não entenderam e querem garantia de atendimento, sem se preocupar com a necessidade da grande maioria da comunidade,” desabafou Valmir Silveira. “Reafirmamos que o atendimento não é agendado com antecedência e sim distribuídos e/ou disponibilizados a partir das 18h, sendo necessário apresentar o cartão SUS,” concluiu o secretário.

Este serviço está ativo desde 04 de abril e seria disponibilizado à população somente no período de inverno, mesmo assim a Secretaria Municipal resolveu manter o serviço com recursos próprios porque o Governo Municipal quer fazer um atendimento na área da saúde de qualidade à população.

Esclarecemos que no atendimento do Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia que é mantido financeiramente pelo município é disponibilizado atendimento 24hs com dois médicos plantonistas além de equipe de apoio. Portanto são atendidos por mês mais de 600 pacientes que deixam de procurar a Santa Casa no período de atendimento vespertino.

Alertamos a imprensa e a população que este serviço de 3º turno é principalmente para atender pacientes crianças e idosos que no final de tarde necessitarem do serviço e não para atendimento eletivo nas especialidades.

O horário de funcionamento normal do Posto CAIC é das 7hs às 17hs, onde os pacientes tem livre acesso para aguardar o atendimento da noite, portanto o tempo de espera fora da unidade de saúde é de 1hr.

Ressaltamos também que os pacientes que necessitam de cardiologia devem procurar atendimento na Unidade Sanitária 2ª, 3ª e 5ª as 8hs da manha.

Qualquer dúvida ou sugestões e procurar a enfermeira Helena, Coordenadora do serviço está à disposição da população.

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.