Secretaria Municipal de Trânsito participa de qualificação promovida pelo Detran/RS

Publicado em 06/09/2013 || Foto: Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana || Fonte: Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana

Objetivo  é sensibilizar comunidade santanense para receber Balada Segura

Educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil de Santana do Livramento participam, nesta terça-feira (03), de reunião de sensibilização promovida pelo Detran/RS. O evento acontece no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Rua Paul Harris, 410, Centro, com início às 9h. O objetivo é engajar as comunidades que passarão a desenvolver a Balada Segura na causa do trânsito seguro. Também será constituído o Comitê Municipal da Balada Segura, com a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. No início da noite, ainda está prevista a realização de uma blitz educativa. 
Na reunião, o Detran/RS apresentará o projeto, suas metas e os resultados já conquistados. Taxistas, empresas de transporte coletivo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, bares e restaurantes poderão discutir estratégias em seus negócios, sintonizados com a operação. 

As instituições de ensino (Centros de Formação de Condutores, Conselhos Regionais de Educação, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, Sest/Senat) estão convidadas a participar do Curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito, na modalidade EAD, e poderão concorrer ao Prêmio Balada Segura: Em defesa da vida, que será lançado em setembro e premiará os melhores projetos voltados à segurança no trânsito. O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pela Secretaria de Trânsito, já que amplifica o trabalho da fiscalização.

 Números de Santana do Livramento 
A frota de Santana do Livramento é hoje de 47.952 veículos, ou 6,3% da de Porto Alegre, que é de 761.353 veículos em circulação. No entanto, o índice de fatalidade do município é de 15,9 vítimas por 100 mil habitantes - quase o dobro do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes. 
Esses dados podem estar relacionados a seu índice de motorização, que é de 56,8 veículos automotores por 100 habitantes, um pouco acima do de Porto Alegre, que é deu 53,9. Esses números, conforme o Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade  Urbana, Alencastro Feippe Martins "confirmam a urgência da implantação do Programa Balada Segura  em Livramento, programa que  atua, inicialmente, por meio de blitz de fiscalização e educação e ações promovidas pelo município, combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. Martins observou ainda que há de se considerar o acréscimo, oficialmente não contabilizado, que é  de aproximados 20 mil veículos uruguaios a mais que circulam na cidade.

Sobre a Balada Segura
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, oficializada por convênio firmado entre o Estado, através do Detran/RS, e a municipalidade. 

 

Trânsito
FOTO: WILLIAN DARLANCapacitação do Balada Segura acontece nesta terça



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.