Prefeito solicita auditoria para adesão ao SISBI

Publicado em 09/06//10 || Foto: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários || Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários

O prefeito Wainer Machado recebeu o secretário municipal de Agricultura Grégorio Heredes e o coordenador do Sim o veterinário Ariel Duarte Lima que confirmaram ao administrador municipal a realização da pré-auditória para os dias 10 e 11 de junho uma pré-auditoria do Ministério da Agricultura junto ao SIM- Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura, que será realizada por Suzane Bittencurt, Fiscal Federal do Ministério da Agricultura, responsável pelo SUASA- Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Animal- no Rio Grande do Sul. Esta auditoria visa harmonizar os procedimentos documentais e operacionais do SIM SIM aos do Ministério da Agricultura. Esta harmonização é necessária para que o município obtenha a equivalência dos Serviços de Inspeção, que possibilitará a comercialização em todo o Brasil dos produtos de origem animal produzidos por empresas santanenses devidamente adequadas aos procedimentos exigidos. Para tanto, o município vêm investindo na infra-estrutura administrativa do SIM que hoje conta com os recursos humanos de 02 veterinários, um escriturário, um motorista ( todos concursados) e uma estagiária remunerada, e além disto existe um processo seletivo em andamento para a contratação de 04 auxiliares de inspeção e 01 tecnólogo em agroindústria. Haverá também a necessidade, nesta pré-auditoria, de comprovação da estrutura física e dos sistemas de informação, assim como da infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos; e também a comprovação que as atividades de inspeção do SIM buscam a inocuidade e qualidade dos produtos de origem animal , e também à prevenção e combate a fraude econômica e o controle ambiental.

Para um melhor entendimento da população, deve-se salientar que os produtos de origem animal produzidos em Livramento, por força de uma legislação não podem circular, nem serem comercializados fora dos limites do municipio. O SUASA que foi regulamentado em Março de 2006, através de Decreto Presidencial, criou quatro sistemas, e entre eles o SISBI-POA -Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal- , que em resumo , possibilita que os produtos de origem animal produzidos por empresas Santanenses, devidamente adequadas a esta nova legislação sanitária, possam comercializar seus produtos fora dos limites municipais, ou seja, terão a possibilidade de comercializar sua produção em todo o Brasil.




Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Clique no ícone para ver o arquivo

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.