Secretaria Municipal de Saúde realiza 1º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional
A Prefeitura Municipal de Sant'Ana do Livramento, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Saúde da População Negra, realizou na quinta-feira (19/05) e sexta-feira (20/05), o 1º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional com a temática "Saúde da População Negra é Direito, é Lei: Racismo e Discriminação Fazem Mal à Saúde".
O primeiro dia do encontro foi realizado nas dependências da Sala Cultural e contou com a presença de um grande número de participantes reunindo funcionários públicos, representantes de movimentos sociais e populares, estudantes, professores, profissionais de saúde, população negra, povo de terreiro e público em geral, onde puderam participar de temáticas como:
“Direitos Humanos, um Valor Imaterial” - Carlos Cesar D'Elia (Procurador do Estado/RS, Doutor em Direitos Humanos);
“Racismo Institucional como Determinante e Condicionante Social: Fator de Desigualdade e Violência”- Stênio Dias Pinto Rodrigues (Chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul e Militante do Movimento Negro);
“Educação Como Fator Determinante de Conquista da Igualdade”- Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Primeira Mulher Negra do Brasil Doutora em Educação, atualmente Professora da Universidade de São Carlos, no Estado de São Paulo);
“Educação, o Caminho para a Igualdade”- Edson Garcia (Professor, Secretário Geral do CPERS/Sindicato, Porto Alegre/RS) e Selenir Correa Gonçalves Kronbauer (Professora da Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS).
Na sexta-feira (20/05), no auditório do Corpo de Bombeiros, o evento continuou com palestras direcionadas aos trabalhadores da saúde, onde foi abordado o tema Doença Falciforme e demais especificidades da Saúde da População Negra pelas palestrantes: Dra. Lúcia Maiano da Rocha Silla (Pós Doutora, professora da UFRGS), Neusa Carvalho (Presidente da Associação Gaúcha de Doença Falciforme - AGAFAL) e Sandra Gomes (Conselheira do Conselho Estadual de Saúde/RS). Também durante o evento foram apresentadas pela Coordenadora da Atenção Básica no município, Enfermeira Cláudia Rubim, as Ações de Saúde à População Negra já realizadas nesta temática pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de 2013/2016.
Este evento foi Coordenado pela Secretária de Saúde, Natália Ivone Steinbrenner, o qual surgiu a partir de uma resposta institucional às demandas populares por mais igualdade, e a necessidade permanente de combater o racismo e o preconceito nos serviços de saúde.
“O enfrentamento do Racismo Institucional é um compromisso da atual gestão municipal, que entende necessário reconhecer o racismo, a discriminação e as intolerâncias como determinantes da precarização das condições de vida. Promover este encontro nos permitiu discutir essa temática na busca de assegurar cada vez mais direitos da cidadania, não permitindo nenhum retrocesso nas políticas públicas”, enfatizou a Secretária.
O encontro foi encerrado com uma grande confraternização entre os participantes, ao “Som de Negro 35, de César Passarinho”, e estabeleceu-se como compromisso a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde – SUS.
Material Relacionado
Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.
Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.
Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.
Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.
Sem Áudio Relacionado.