Executivo organiza mobilização para Consulta Popular

Publicado em 19/07/2017 || Foto: Departamento de Comunicação e estratégia || Fonte: Departamento de Comunicação e estratégia


Na manhã desta quarta-feira (19), os delegados do COREDE-FO, representantes do Executivo e da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estiveram reunidos na Sala do Investidor, buscando delinear maneiras para garantir a participação da comunidade na Consulta Popular 2017. A ideia do grupo é mobilizar os santanenses para a votação, que acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto, a fim de garantir investimentos para o município, através de um número mínimo de votos.

Entenda o processo da Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular tem o objetivo de que a própria comunidade defina as prioridades do município que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o Governo fixa o valor destinado á população, dividido entre 28 regiões do Estado, de acordo com os índices de cada local. Em assembleias regionais, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) elencam as prioridades da região, que serão submetidas aos eleitores durante a Consulta Popular.

Cada eleitor poderá escolherá três projetos para a região, entre os seis que serão apresentados na cédula. A votação acontece de forma online (pelo site da Consulta: http://www.consultapopular.rs.gov.br/), presencialmente ou via SMS. Os projetos mais votados serão inseridos no Orçamento Estadual 2018. Este ano, foram escolhidos seis projetos para a região da Fronteira Oeste, sendo eles das áreas da saúde, turismo e agricultura.

Para garantir os investimentos são necessários quase 3 mil votos

Este ano, o Governo destinou pouco mais de R$ 2 milhões, que serão divididos entre os doze municípios da região. À frente da mobilização, o secretário de Desenvolvimento, Calico Grisolia destaca que o valor destinado pelo Estado neste ano para cada região, está abaixo das necessidades atuais do município, mas considera que, mesmo assim, é necessário garantir o aporte e os investimentos. Contudo, para que Sant’Ana do Livramento figure entre as cidades beneficiadas são necessários cerca de 2.900 votos na Consulta, estimativa de acordo com o número de eleitores da cidade. Pensando nisso, serão disponibilizados espaços para votação online em diversos locais da cidade.

Nova reunião na próxima semana

Na próxima segunda-feira (24), às 9h, na sede da 19ª CRE uma nova reunião deverá definir novos encaminhamentos para a mobilização, com explanação sobre como participar da Consulta Popular e informes gerais.

 

Conheça os projetos da Região Fronteira Oeste

01) SES - SECRETARIA DA SAÚDE

- Aquisição de veículos para transporte sanitário - ambulância, vans, veículo leve;

 - Ampliação dos serviços regionais nas especialidades de: traumato/ortopedia, urologia, otorrino e neurocirurgia, com a aquisição de equipamentos para hospitais.

02) SEDACTEL - CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER

- Plano de Desenvolvimento Turístico Regional.

03) SEAPI - AGRICULTURA, PECUÁRIA E IRRIGAÇÃO

- Apoio a Agroindústria da Pecuária Familiar da Região, com aquisição de máquinas e equipamentos para conservação de estradas vicinais.

04) SDR - DESENVOLVIMENTO RURAL E COOPERATIVISMO

- Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

5) SDR - DESENVOLVIMENTO RURAL E COOPERATIVISMO

- Organização de exposições, feiras de produtos para Integração comercial regional.

6) SOP - SECRETARIA DE OBRAS

- Investir em saneamento básico, pavimentação urbana e rural para melhorar o acesso aos municípios.

 

 

 



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.