Um espaço de carinho e acolhimento abre as portas no município

Publicado em 10/10/2017 || Foto: Departamento de Comunicação e estratégia || Fonte: Departamento de Comunicação e estratégia


Depois de 29 anos de espera, Sant'Ana do Livramento conta agora com o Serviço Municipal de Acolhimento Institucional Casa do Bem. Inaugurado nesta segunda-feira (9), o espaço passa a abrigar crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com direitos ameaçados ou violados ou em situação de risco.

Com a presença de autoridades do Executivo, do Judiciário e do Legislativo, além de servidores da Casa e da comunidade em geral, o evento apresentou aos santanenses um novo espaço de acolhimento e atenção, mantido pela administração municipal. Nas manifestações de inauguração deste novo e significativo espaço, agradecimentos e a sensação de dever cumprido de quem esteve inserido desde o início do processo.

“Um dia histórico”, classificou o promotor de Justiça, Marcelo Gonzaga. "Livramento está evoluindo, tornando-se mais humana, mais solidária", pontuou. Inserido na questão desde o princípio junto a juíza Carine Labres, Gonzaga destacou o resgate de um compromisso da gestão, e afirmou que espera que a Casa “cumpra sua missão de proporcionar um ambiente de efetivo acolhimento e pertencimento”.

Para a Juíza, o empenho coletivo das autoridades do município foi o diferencial que viabilizou que a Casa saísse do papel. “Foi graças ao esforço deles (prefeito e vice) que uma sentença judicial não precisou ser executada. Fico emocionada de conviver com pessoas que sabem olhar por sua sociedade”, pontuou. Labres ainda agradeceu o empenho dos vereadores da atual legislatura na agilidade da tramitação de processos que envolviam a Casa. 

Titular da pasta responsável pela manutenção da Casa do Bem, a secretária de Assistência e Inclusão Social, Carla Saraiva, agradeceu a missão que lhe foi conferida logo no início da gestão, e emocionada, agradeceu também o envolvimento e a dedicação de cada servidor envolvido na construção do novo espaço.

“É um sonho coletivo que se torna realidade”, enfatizou a vice-prefeita Mari Machado. Em sua fala, a Mari destacou o compromisso do município com as políticas sociais e de proteção, evidenciado através dos esforços dos servidores municipais para viabilizar a Casa do Bem. “Cada detalhe desta casa traduz o amor que temos pela comunidade”, pontuou.

Em sua manifestação, o prefeito Ico Charopen também enfatizou o esforço conjunto que possibilitou esta importante conquista para o município e a alegria em cumprir mais um item proposto no plano de governo. “Desde o início do governo pregamos ações coletivas e a união de todos, pois só assim vamos conseguir uma cidade mais justa e mais digna”, ressaltou.  “Estamos fazendo a nossa parte. Nos comprometemos e agora estamos entregando a Casa de Acolhimento. Foi uma ação de várias mãos, onde todos tiveram sua colaboração”, concluiu o Prefeito.

Responsável pela capacitação dos servidores que atuarão na Casa, a representante da Fundação de Proteção Especial do Estado do Rio Grande do Sul, Fabiana Nascimento de Oliveira, salientou a importância da instalação do espaço, que além de cumprir uma necessidade legal, proporciona um espaço de carinho para crianças e adolescentes. 

"Esta casa é para reinícios, para novas oportunidades, para novas possibilidades e acima de tudo para superação da condição social de dignidade humana das crianças e adolescentes que por aqui passarem", pontuou a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Marta Raquel de Almeida Pereira. "Este espaço marca na vida das pessoas uma nova historia", destacou ainda o presidente do Conselho de Assistência Social, Enrique Lopez. A solenidade contou ainda com a apresentação o projeto Sinfonia da Legião da Cruz, da Cidade de Meninos.

Nesta terça-feira (10), serão recebidas as primeiras crianças que serão abrigadas o local. Aos poucos, uma nova rotina de amparo e atenção passa a vigorar no município.

FOTO: FABIANA FERREIRA/ASCOM



Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.