Participação de grupo santanense em evento estadual reflete atenção aos idosos na rede básica de saúde do Município
Junto ao grupo, esteve a coordenadora da Unidade de Atenção à Saúde Integral do Idoso, educadora física Elaine Lucas e o técnico em enfermagem Jonatan Gularte. O grupo santanense participou das modalidades de câmbio e basquete relógio – esportes adaptados para a terceira idade. Além do esporte, os Jogos ofereceram outras atividades como dança, caminhada, oficina de cidadania, recreação, carteado e bingo, tudo para proporcionar um ambiente de integração e bem estar para os grupos.
Mesmo sem premiação física, o evento teve vários vencedores, que compartilharam momentos de lazer e saúde. No grupo santanense, um fator a mais trouxe ainda mais significado para a viagem. Aproveitando a localização do evento, a coordenadora da Unidade conta, que o grupo desfrutou também momentos na praia. Para três idosos do grupo, o momento foi ainda mais especial, pois foi o momento de conhecer o mar. “Não trabalhamos só os jogos, nós trabalhamos também a inclusão”, relatou Elaine.
Com total apoio da Secretaria Municipal da Saúde, a iniciativa foi saudada pelo secretário Sergio Aragon. “Temos muita satisfação pela energia do grupo e representatividade nos Jogos, é um resultado importante de integração e acolhimento deste público na rede”, comentou. O trabalho de atenção e acolhimento ao idoso no município ficou evidenciado no evento, sendo a delegação santanense uma das poucas oriundas da rede básica.
A atenção à saúde do idoso tem sido uma das prioridades da rede básica do município. De acordo com o secretário de Saúde, neste ano mais de mil consultas médicas foram realizadas na Unidade. Na rede básica, os idosos realizam atividades de recreação, acompanhamento médico e psicológico. Para Aragon, as atividades representam alterações importantes para o público da terceira idade. “É fator fundamental para a melhoria da qualidade de vida e significativa redução de internação e agravamento de doenças. As ações para os idosos são prioritárias para a Secretaria”, destacou.
Atualmente, mais de 200 idosos são atendidos no Centro do Idoso, realizando diversas atividades físicas e de recreação. “A pirâmide está se invertendo. Cada valor investido na prevenção representa uma economia na parte curativa”, ressaltou a educadora.
Material Relacionado
Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.
Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.
Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.
Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.
Sem Áudio Relacionado.