Prefeito encaminha proposta à Presidência

Publicado em 08/07/2011 || Foto: Gabinete da Prefeita || Fonte: Gabinete da Prefeita
O prefeito Wainer Machado entregou, nessa quinta-feira (07/07), ao embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes, ofício que solicita ao Ministério das Relações Exteriores que dê conhecimento à presidente do Brasil, Dilma Roussef, sobre o projeto de lei que institui o Estatuto da Fronteira para municípios cujas sedes se localizam na linha de fronteira do Brasil com Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. A proposta tem por objetivo promover uma integração maior e mais efetiva entre os municípios de fronteira, cujas sedes são caracterizadas como cidades gêmeas com países membros do Mercosul.
"É de suma importância para a nossa cidade que este texto vire lei, pois assim poderemos, realmente, implantar em sua plenitude o Mercosul. Necessitamos de regime especial para podermos fortalecer e aprofundar os processos de integração e cooperação entre as cidades fronteiriças, com base em critérios de reciprocidade. Dezoito municípios brasileiros seriam beneficiados com essa lei, que apenas confirmaria de maneira legal o que já ocorre informalmente hoje", afirmou Wainer Machado.
Durante a manhã dessa quinta-feira, o prefeito participou de várias reuniões, inclusive junto com a Coordenadora do Direito da Mulher do Município, Márcia Rodrigues da Silva, cujo tema era a criação de um centro Binacional de Integração Brasil - Uruguai. Outro tema tratado foi a criação de uma casa de passagem binacional e regional para mulheres e seus filhos. "Dentro das propostas que trouxemos, também está a criação de um comitê binacional de políticas públicas para as mulheres. E a pedido da secretária Marilu Suarez, encaminhamos solicitação da criação de uma casa binacional para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social", destacou Márcia Rodrigues.
Junto com o vice-governador estadual, Beto Grill, Wainer Machado consolidou a programação da Interiorização que o governo irá fazer no município, durante as comemorações do aniversário da cidade. Wainer também esteve reunido com o secretário do Trabalho, Luis Augusto Lara, com o embaixador uruguaio no Brasil, Carlos Amorin, e com o Intendente de Rivera, Marne Osório, para tratar do tema de cooperação para a restauração de prédios históricos.
"A reunião foi muito importante, porque a decisão dos governos de Dilma e de Pepe Mujica, junto com o governador Tarso Genro, de implantarem atos de integração efetiva, atende a antigas reivindicações de nossas cidades. E nesta reunião ficou marcada a decisão dos governos de tirar do papel vários temas. Teremos o anúncio de algumas dessas medidas durante a interiorização do governo estadual no nosso município. Todos os prefeitos que aqui estiveram saíram satisfeitos com as notícias apresentadas", conclui Wainer. Também participaram do encontro os vereadores Sérgio Moreira e Dagberto Reis.


Material Relacionado

Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.

Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.

Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.

Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.

Áudio(s):
Sem Áudio Relacionado.